A dengue, nos últimos dias, está em alta nas pauta dos noticiários e tem chamado a atenção de profissionais de saúde do Brasil inteiro. Isso porque é nessa época do verão que há maior número de casos da doença e infestações do mosquito Aedes aegypti no país. Assim, se preparar para encarar o vetor da doença é muito importante. Continue a leitura para saber como repelir o mosquito da dengue.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Como a dengue é transmitida

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a dengue é transmitida da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada pelo vírus. Além disso, essa espécie também transmite chikungunya e zika vírus. Portanto, a melhor forma de prevenção é manter o inseto longe de seu corpo.

As melhores formas de espantar o mosquito da dengue

Continua depois da publicidade

Repelentes

A forma mais eficaz de afastar o mosquito da dengue é com repelentes. Isso acontece pois os inúmeros compostos presentes evitam com que os insetos cheguem próximos ou encostem na pele. De acordo com especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no caso do Aedes aegypti, os mais recomendados são os repelentes que tenham icaridina, já que esse composto não agride o organismo.

Roupas claras

Pode parecer que não, mas os mosquitos se sentem atraídos por cores específicas de roupa. Isso que demonstra o artigo publicado pelo biólogo Jeffrey Riffel, da Universidade de Washington, na revista Nature em fevereiro de 2022. Conforme o estudo, os insetos se atraem por roupas vermelhas e laranjas.  Ao passo que cores como branco são ignoradas pelos mesmos. 

Cloro 

Jogar cloro durante a limpeza da casa na quantidade certa também pode afastar o mosquito da dengue. Um estudo da Escola de Agricultura da USP demonstrou que é possível matar larvas se usarmos produtos que tenham até 0,1% de cloro. Porém, o ideal é usar produtos domésticos que contenham cloro e essa aplicação precisa ser feita na medida certa, pois pode causar intoxicações. Além disso, o ideal é repetir o processo de vez em quando, tendo em vista que é um composto que evapora rápido.

Continua depois da publicidade

Velas de citronela

Recentemente, alguns estudos demonstraram que, sozinha, a vela de citronela é ineficaz contra o mosquito da dengue. Mas, segundo especialistas consultados pelo jornal O Globo, elas podem ser utilizadas como auxiliar, ou seja, acompanhadas de alguma proteção mais eficaz, como os repelentes.

Leia também

Saiba quais são os sintomas da dengue, o que é a hemorrágica e o tratamento para a doença

O que acontece no corpo quando sentimos muito calor

Destaques do NSC Total