nsc
santa

Como assim?

O que está por trás da campanha de atletas de Blumenau contra os próprios torcedores

Vídeos de jogadores da cidade repercutiram nesta semana; mas por que os esportistas se disseram “contrários” aos próprios torcedores?

02/06/2021 - 09h49 - Atualizada em: 02/06/2021 - 12h08

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Afinal, o que está por trás dessa campanha?
Afinal, o que está por trás dessa campanha?
(Foto: )

Vídeos compartilhados nas redes sociais de atletas de Blumenau vêm repercutindo nesta semana. Neles, os esportistas se posicionam contrários à torcida. O curioso é que não é algo relacionado à pandemia: nas postagens, os jogadores dizem que simplesmente não querem mais a presença dos torcedores nas arquibancadas, independentemente do momento.

Mas, afinal de contas, o que está por trás desta campanha? O Santa explica:

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui

O discurso ganhou força na noite da última segunda-feira (31/5). Nas páginas oficiais, a Secretaria Municipal do Esporte de Blumenau (SME, antiga FMD), manifestou apoio aos atletas “que em comum acordo não querem mais os blumenauenses na torcida”.

A postagem gerou burburinho, trouxe dúvidas e despertou reações. “Que deselegante”, escreveu uma seguidora; “Divulgação mal elaborada”; “Lastimável”; “Arrogante”. Não faltaram adjetivos — não muito agradáveis — à publicação.

> Leia também: Quem são as 42 pessoas desaparecidas em Blumenau

> E mais: Ritmo da vacinação contra a Covid-19 em Blumenau cai 41% na etapa das comorbidades

Mas a campanha é nobre e tem ligação com a doação de sangue. O objetivo é destacar que as pessoas "não fiquem apenas na torcida".

A ação faz parte de um projeto que envolve a prefeitura de Blumenau cujo mote é “Não fique só na torcida, dê sangue também”. Com os estoques em níveis baixos no hemocentro, há um apelo pela doação que pode ser feita no Hemosc de Blumenau — ali na Theodoro Holtrup, pertinho da Praça do Estudante. 

Oito atletas de sete diferentes esportes participaram da campanha que tem o objetivo de impactar e gerar envolvimento da comunidade quanto à importância da doação.

— Sabemos das dificuldades do Hemosc em conseguir doadores neste período. A ação é um convite para sairmos da passividade, onde ficamos torcendo para que outros façam a ação, ou seja, o sucesso depende de nossa atitude. Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para o sucesso da campanha junto — destaca o secretário do Esporte, Ricardo Echelmeier.

Serviço

Doação de Sangue:

Hemocentro Regional de Blumenau (Hemosc)

Agendamento pelo site (clique aqui) ou no telefone (47) 3222-9800

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, das 8h às 11h.

Endereço: Rua Theodoro Holtrup, 40, Vila Nova

Mais informações sobre regras para doação de sangue estão no site do Hemosc.

Colunistas