A movimentação intensa de viaturas na manhã deste sábado (2) na roda-gigante de Balneário Camboriú chamou a atenção. Ao que tudo indicava pela cena, um parapente caiu no brinquedo que é cartão-postal da cidade e foi preciso mobilizar os socorristas para o resgate. Parecia, mas não era isso. Na verdade, tratava-se de um acidente fake, que faz parte de uma série de simulados do Corpo de Bombeiros Militar.
Continua depois da publicidade
O objetivo era que em duas horas os socorristas conseguissem fazer o salvamento a 82 metros de altura. A equipe, porém, resolveu a falsa ocorrência em apenas 1h21min. O treinamento, que começou às 6h, incluiu análise da estrutura, definição de estratégias de resgate, montagem de sistemas de acesso e segurança, até a retirada de vítima através de tirolesa (veja galeria de fotos abaixo).
Participaram bombeiros militares de Canoinhas e São Bento do Sul, no Norte catarinense, Timbó e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, Navegantes, no Litoral Norte, e Tubarão e Braço do Norte, no Sul do estado — todos instrutores e especialistas em salvamento em altura. O treinamento ocorreu em preparação ao “ROPE Days”, o maior evento técnico de salvamento em altura da América Latina.
Fotos mostram simulado na roda-gigante
O cronograma deste sábado (2) incluiu ainda simulados em um arranha-céu de Balneário Camboriú e também no bondinho. Para domingo (3), outras duas atividades estão previstas: às 8h no Expocentro e, mais tarde, às 11h, no Parque da Nasa. Na sexta-feira (1º) já tinham ocorrido ações na passarela da Barra e no próprio quartel dos bombeiros. A cada local é definida uma ocorrência diferente.
Continua depois da publicidade
Segundo os bombeiros, o “ROPE Days” é uma competição internacional onde equipes especializadas enfrentam diversos cenários desafiadores, que simulam resgates reais em ambientes urbanos, naturais e industriais. Além do caráter competitivo, o evento é uma oportunidade de troca de experiências, atualização técnica e integração entre profissionais do Brasil e do mundo.
No ano passado, a equipe de Santa Catarina conquistou o primeiro lugar para o Estado.
Leia mais
O vira-lata mais amado de Balneário Camboriú tem até fã-clube nas redes sociais










