Ele ama a praia, adora curtir a vista do Morro do Careca e está sempre nos rolês aleatórios de Balneário Camboriú. Não, não estamos falando de uma celebridade convencional. Berlim é simplesmente o vira-lata mais amado da Dubai brasileira. Aliás, ele tem até fã-clube nas redes sociais, onde se apresenta no perfil usando um turbante em referência aos sheiks árabes.

Continua depois da publicidade

O caramelo é um cão comunitário e tem seus passos registrados por muitos admiradores. As imagens vão parar na página dele no Instagram, com 16 mil seguidores. Elas mostram Berlim curtindo a vida na cidade mais badalada do litoral catarinense, o que inclui aproveitar o guarda-sol dos visitantes e acompanhar a galera nas trilhas (veja fotos abaixo).

“Esse sabe viver”, diz um dos comentários no perfil do caramelo.

Mas quando a vida ao ar livre cansa — principalmente nos dias muito frios ou bastante quentes — o caramelo curte o conforto de algum escritório. Ele, inclusive, aproveita até os sofás do prédio da prefeitura de Balneário Camboriú para uns cochilos. Alegre e brincalhão, ele leva a fama também de mão leve. Já foi flagrado algumas vezes “roubando” petiscos e brinquedos pelas lojas da cidade.

Continua depois da publicidade

Mas a vida no crime é só um deslize, claro. Por falar nisso, às vezes ele é moleque e dispensa papo com os fãs. Tem até um destaque no Instagram chamado “ignorados”, onde admiradores do vira-lata mostram as tentativas de interação com Berlim, mas só recebem vácuo.

A origem da fama

Leonardo Espíndola acredita que Berlim tinha por volta de um ano quando apareceu na porta da empresa dele em Balneário Camboriú. Apaixonado por cães, ele sempre deixava água e ração para os animais de rua. O vira-lata chegou e ficou uns dias. Depois, sumiu. E assim foi por um tempo.

Até que Berlim não foi mais embora. Escolheu a empresa como lar e Leonardo como dono. Mas ele não abriu mão da liberdade das ruas e nunca deixou de lado os rolês pela cidade. Teve uma vez que chegou a ser recolhido e levado por um abrigo, até que o empresário descobriu o paradeiro e foi buscá-lo.

Como virou da família, o empresário o levou ao veterinário para tratar a desnutrição e o cachorro chegou a ficar internado na época. A partir daí, a saída para manter a vida louca de Berlim, mas com segurança, foi colocar uma plaquinha na coleira avisando ser um cão comunitário e com o contato telefônico.

Continua depois da publicidade

Qualquer problema ou confusão que o caramelo se envolve, logo Leonardo é avisado no celular. Mas após furtar uma loja e ganhar fama nas redes sociais, Berlim se tornou celebridade e o que Leonardo mais recebe hoje são fotos mostrando o cachorro pela cidade.

Agora, a empresa de Leonardo é o lar oficial do vira-lata, mas ele passa muitas noites na casa dos amigos dele, que o conheceram pelas redes sociais. Aliás, o perfil de Berlim no Instagram foi criado e é administrado por outra pessoa. Ou melhor, por outro fã.

Leia mais

Neném: o guardião do Morro do Cachorro

Quem são os goldens que encantam em passeios diários em Blumenau; FOTOS

O “cãodidato” a deputado que foi sucesso em Balneário Camboriú nos anos 90