Na tarde desta segunda-feira (3), uma mancha relativamente grande chamou a atenção no mar da Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Procuradas pelo NSC Total, a prefeitura da Capital e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) explicaram que o fenômeno tem a ver com a rede de drenagem pluvial e também com as fortes chuvas que atingiram a cidade no início da tarde (entenda mais abaixo).

Continua depois da publicidade

Segundo a Casan, a chuva que caiu sobre Florianópolis por volta das 14h pode ter afetado a rede de drenagem pluvial devido a uma sobrecarga momentânea no sistema, que teria ocasionado a saída de água com areia e outros sedimentos escoados pela drenagem. A prefeitura confirmou a informação, adicionou que o movimento é natural em situações de pancadas de chuvas fortes e que a mancha deve diluir naturalmente.

As redes de drenagem pluvial são sistemas que integram os serviços de saneamento, capazes de receber e transportar líquidos superficiais por meio de tubulações, compostos de canais conectados entre si.

A companhia de água reforçou que o sistema de esgotamento sanitário está operando normalmente.

Veja fotos da mancha que chamou atenção dos moradores

Continua depois da publicidade

Defesa Civil alerta para temporais isolados em regiões catarineses

A Defesa Civil estadual já havia alertado para temporais isolados e chuvas pontualmente intensas durante a segunda-feira em algumas regiões catarinenses — incluindo Florianópolis.

De acordo com o órgão, os temporais podem ser pontualmente intensos, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco fica moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde (visualize abaixo) para ocorrências associadas a alagamentos pontuais, queda de galhos, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Risco é moderado nas áreas em amarelo (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Os temporais que já iniciaram entre o Oeste e os Planaltos, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançam para o Vale do Itajaí e o litoral catarinense no decorrer do dia.

Leia a nota da Casan na íntegra

A CASAN informa que a mancha observada na água na região da Avenida Beira-mar Norte, após as chuvas, está relacionada ao funcionamento da rede de drenagem pluvial. O elevado volume de precipitação pode ter provocado sobrecarga momentânea no sistema, ocasionando a saída de água com areia e outros sedimentos escoados pela drenagem. A Companhia reforça que o sistema de esgotamento sanitário está operando normalmente“.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco