nsc

publicidade

Transporte coletivo

O que muda com a nova operação do transporte coletivo em Blumenau

Os 100 novos ônibus da Blumob começaram a circular neste sábado com oferta de wi-fi e tomadas USB

01/07/2017 - 03h00

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Um ano e cinco meses após o traumático rompimento com o Consórcio Siga, Blumenau volta a ter uma operação definitiva do transporte coletivo a partir deste sábado. Os novos ônibus da empresa Blumob, criada pela Piracicabana, que operou o serviço de forma emergencial e venceu a licitação, começaram a circular às 3h45min dos bairros para os terminais. Se para a população o fim de semana será a oportunidade de conhecer os veículos da nova operação, para a prefeitura pode ser uma forma de avalia-los em dias de menor movimento.

– Queremos convidar a população para conhecer os ônibus porque só há melhoria quando o usuário participa e nos auxilia. Técnicos do Seterb também vão acompanhar e monitorar tudo para o grande teste que será ver o sistema a toda carga na segunda-feira – avalia o presidente do Seterb, Carlos Lange.

Confira ao lado detalhes da nova operação que começa neste sábado:

Frota

- Os 100 ônibus zero quilômetro da empresa Blumob começaram a circular às 3h45min deste sábado. Já as quatro vans novas adquiridas para o serviço Blufácil, de transporte de pessoas com necessidades especiais, serão expostas às 15h de hoje na Abludef e começarão a operar na segunda-feira.

- Os outros 142 ônibus da frota serão os mesmos usados pela Piracicabana nos últimos meses durante o contrato emergencial, inclusive na cor branca, desde que não excedam o tempo máximo de oito anos de uso estabelecido na nova licitação. Os veículos devem receber a cor prata nas próximas semanas e precisarão ser substituídos por novos em até três anos, com média de pelo menos um terço a cada ano.

Horários

- As linhas e horários da Blumob serão os mesmos que já vinham sendo oferecidos pela Piracicabana no período emergencial. As consultas de itinerários continuam sendo feitas no site do Seterb (seterb.sc.gov.br/horarioonibus).

Pagamento

- Os usuários poderão continuar usando o mesmo cartão para pagar a tarifa, que a partir de hoje é de R$ 3,90, valor proposto pela Blumob na licitação.

- Aos domingos não haverá mais tarifa reduzida, a passagem também será de R$ 3,90.

- Nos 21 ônibus de 15 metros, os maiores, dedicados às linhas troncais, haverá duas catracas. Uma com cobrador, para pagamento em dinheiro e As duas terão leitor de bilhetagem eletrônica para quem usa o cartão, mas uma delas terá cobrador para os que pagarem em dinheiro. A intenção é acelerar o tempo de embarque.

Pendências

- Pelo contrato a Piracicabana tem até a metade de outubro para instalar garagens com infraestrutura e elaborar um site. Já o monitoramento da frota por GPS precisa ocorrer até um ano após o início da operação. A implantação deve começar pelas linhas troncais. Wi-fi e carregadores

- Uma das principais novidades dos ônibus são a oferta de internet wi-fi gratuita e tomadas USB. Já o ar-condicionado, uma das principais reivindicações nas consultas populares, não foi incluído nas exigências do novo edital e não está contemplado na operação. Estações sem pré-embarque

- As estações de pré-embarque nas ruas Sete de Setembro e Avenida Beira-Rio continuarão sendo usadas apenas como pontos de ônibus. O motivo, segundo o Seterb, seria o alto custo de operação.

- A limpeza e a conservação dos terminais permanece sob responsabilidade da prefeitura, enquanto a Blumob assume a vigilância.

Deixe seu comentário:

publicidade