Os usuários do transporte coletivo de Joinville, no Norte do Estado, devem ficar atentos à mudança do sistema de bilhetagem. A partir de maio, o passe retornável começa a ser descontinuado e o cartão Ideal passa a ser o principal meio de pagamento.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias de Joinville e região no WhatsApp

A Prefeitura afirma que a atualização busca solucionar a lentidão que tem sido apresentada no sistema de bilhetagem. Os equipamentos atuais estão em funcionamento há 16 anos.

Passe retornável será descontinuado com a mudança

A previsão é que até o final de junho o equipamento antigo seja desativado e a venda do passe retornável, uma modalidade de armazenamento que já está em desuso no restante do país, também seja encerrada. Os créditos disponíveis nos passes retornáveis atuais podem ser utilizados normalmente até o esgotamento, sem nenhum prejuízo ao usuário.

Após a descontinuação do passe retornável, o cartão Ideal será o principal meio para armazenar as passagens no sistema de transporte coletivo. Para os usuários que ainda não possuem, a primeira via emitida em 2025 será gratuita. 

Continua depois da publicidade

A partir de junho, quem não possuir o cartão ideal poderá adquirir passagens avulsas por meio de tíquetes descartáveis com QR Code, válidos por 72 horas após a compra. Não haverá alteração em relação à tarifa embarcada.

Durante o período de transição, o novo equipamento funcionará simultaneamente com o atual por 45 dias. As empresas Gidion e Transtusa, responsáveis pela operação do transporte coletivo, são responsáveis por sinalizar o interior dos ônibus com orientações para o usuário sobre o uso dos cartões em cada equipamento.

Motivo da atualização tecnológica

Segundo a prefeitura de Joinville, a atualização do sistema de bilhetagem foi implementada porque o equipamento atual está em funcionamento há 16 anos. O uso prolongado tem ocasionado lentidão no processamento de dados, incapacidade de interligação com novas tecnologias, aumento das manutenções e falta de peças de reposição.

As empresas Gidion e Transtusa se comprometeram com a Prefeitura a assumir todos os encargos da atualização do sistema, sem qualquer reflexo ou aumento da tarifa.

Continua depois da publicidade

Como adquirir o cartão Ideal

Por conta da mudança, dois locais irão emitir os cartões. A sede da Passebus atenderá em horário de plantão, das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, a partir de 5 de maio, até o final de julho. Ela fica localizada na Rua XV de novembro, 707, no Centro.

Além disso, terminais de ônibus também devem oferecer atendimento presencial para a emissão a partir do início de maio. 

A emissão do cartão Ideal é gratuita e não possui nenhuma taxa de administração. Os usuários podem consultar o saldo e o extrato de utilização do cartão na Passebus ou nos terminais.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Como funciona a maior frota de aluguel de motos com unidade em Joinville

Quatro produtos representam mais de 90% das cargas em porto de SC