Um vídeo compartilhado nas redes sociais viralizou esta semana ao mostrar “manchas escuras” no mar em Balneário Camboriú (assista abaixo). Na gravação, que até quinta-feira (22) já tinha sido vista quase um milhão de vezes, o morador Filipe Galetto questiona se alguém tem ideia do que pode se tratar aquele fenômeno, já que ele nunca tinha visto igual.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Moro na frente do mar. E como estou em um andar alto, estou sempre observando as coisas que acontecem. Acabou que nesse dia vi esse movimento, essas manchas escuras, só que essas manchas se movimentavam e tinham muitas — comentou Filipe. Segundo ele, a gravação foi feita em 5 de maio, mas só repercutiu na internet agora.

Mas então, o que era? De acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, são cardumes de pequenos peixes, as manjubas, se movimentando. O coordenador de Pesca e Economia Artesanal da Secretaria do Meio Ambiente, Laercio Demetrio, explica que a espécie é bastante comum nas baías de Santa Catarina e, nesta semana, inclusive, voltaram a aparecer na Praia Central.

— É o movimento dos cardumes. Quando muitos cardumes se juntam dá a entender que a região está rica em alimentação para eles. Nos meses de abril, maio e junho esses cardumes aparecem com mais frequência, sempre na época da safra da tainha — comenta.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo dos cardumes


De acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, são cardumes de pequenos peixes, as manjubas, se movimentando. O coordenador de Pesca e Economia Artesanal da Secretaria do Meio Ambiente, Laercio Demetrio, explica que a espécie é bastante comum nas baías de Santa Catarina e nesta semana, inclusive, voltaram a aparecer na Praia Central.” />

Leia mais

O que explica assalto fake com reféns e tiros que movimentou madrugada em cidade de SC

Por que família Senna escolheu Balneário Camboriú para megaprédio em homenagem ao piloto