A influenciadora digital Bárbara Jankavski Marquez, de 31 anos, conhecida nas redes sociais como “Barbie humana” e “Boneca Desumana”, foi encontrada morta na noite de domingo (2) em um sobrado na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. A Polícia Civil investiga o caso como “morte suspeita”, e aguarda laudos periciais do Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa exata do óbito.
Continua depois da publicidade
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 21h para atender um chamado de “encontro de cadáver” em uma residência na rua Sepetiba, no bairro da Lapa. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Bárbara deitada de barriga para cima, vestindo apenas calcinha, com lesão no olho esquerdo e marcas nas costas.
O corpo estava sobre a cama, e o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito às 21h07min. O imóvel pertence a um defensor público de 51 anos, que relatou ter passado o dia com a influenciadora.
Veja uma das últimas publicações da influenciadora
O que disse o defensor público
O homem contou à polícia que havia contratado os “serviços sexuais” de Bárbara e que ela chegou à residência por volta de 1h da madrugada de domingo (2). Segundo ele, ambos consumiram substâncias ilícitas, e a influenciadora tossiu diversas vezes durante o dia, antes de adormecer ao seu lado, enquanto assistiam televisão.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, ele percebeu que Bárbara não se movia mais. O defensor disse ter ligado para o Samu e iniciado manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) por cerca de nove minutos, mas sem sucesso. O atendimento médico constatou a morte no local.
O que disseram as testemunhas
Uma mulher de 43 anos, amiga do defensor público, contou que esteve na casa por um período, mas não presenciou a morte da influenciadora. Em depoimento, afirmou que por volta das 4h, viu o momento em que Bárbara escorregou e caiu, o que teria causado a lesão no olho.
Ela disse ainda que, após o incidente, Bárbara continuou acordada e interagindo normalmente, o que teria levado o grupo a não buscar atendimento médico imediato.
O que a perícia encontrou
De acordo com o registro policial, a Polícia Técnico-Científica foi acionada para realizar perícia no local e no corpo da influenciadora. A equipe recolheu amostras de possíveis substâncias que estavam na residência, além de ter encaminhado o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para exames necroscópico e toxicológico.
Continua depois da publicidade
Os resultados dos laudos devem apontar se houve overdose, complicações de saúde, agressão ou outro tipo de causa determinante para a morte. Até o momento, o boletim classifica o caso como “morte súbita, sem causa determinante aparente”.
O que acontece agora
O caso foi inicialmente registrado no 91º Distrito Policial (Ceasa), mas será conduzido pelo 7º DP (Lapa), responsável por investigar mortes suspeitas na região. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o inquérito está em andamento e que familiares e testemunhas ainda devem ser ouvidos.
A polícia também avalia imagens de câmeras de segurança da rua, o histórico de ligações telefônicas e mensagens trocadas entre Bárbara e o defensor público. Dependendo dos resultados dos laudos, o caso poderá ser reclassificado como homicídio culposo, doloso ou morte acidental.
O corpo de Bárbara foi liberado para a família na noite de segunda-feira (3), após a conclusão da primeira etapa da perícia. O velório e o enterro ocorreram de forma restrita, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Quem foi Bárbara Jankavski
Natural de São Paulo, Bárbara construiu sua imagem nas redes sociais com o objetivo de se transformar na boneca Barbie, personagem que admirava desde a infância. Em mais de uma década, ela passou por 27 cirurgias plásticas, que somaram mais de R$ 300 mil, incluindo lipoaspiração no pescoço, abdômen e pernas, aumento dos seios e do bumbum, arqueamento das sobrancelhas e cinco rinoplastias.
Nas redes, Bárbara acumulava mais de 344 mil seguidores no TikTok e 55 mil no Instagram, onde compartilhava vídeos sobre procedimentos estéticos, rotinas de beleza e reflexões sobre padrões corporais. Em seu perfil, se autointitulava “Boneca Desumana”, um trocadilho com o ideal de perfeição da Barbie.
Veja fotos da Barbie Humana
*Com informações do g1 e da CNN Brasil





