Pelo menos três crianças e duas adolescentes se machucaram na noite de sábado (14) após um brinquedo em um parque de diversões em que ela estavam ter desabado em São João da Fronteira, no Piauí. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o local não tinha atestado de regularidade. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Uma adolescente de 16 anos e outra de 13 anos tiveram que passar por cirurgias no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, já que fraturaram o fêmur e o rosto. As outras crianças, que têm entre 10 e 12 anos, tiveram ferimentos na perna, queixo e rosto e seguem em observação no hospital.

Os bombeiros explicaram que foi realizada uma vistoria na manhã de domingo (15), após o acidente, onde constataram que o parque não tinha o documento que é exigido legalmente para qualquer estrutura temporária usada em eventos públicos ou privados.

— Este documento é uma exigência legal e tem como principal objetivo assegurar a proteção da vida, do patrimônio, e do meio ambiente, garantindo que a estrutura atende aos requisitos mínimos de segurança previstos em normas técnicas vigentes — afirmou a corporação.

Segundo os bombeiros, a segurança estrutural desse tipo de evento deve ser feita, também, por órgãos municipais. O dono do parque não foi localizado até o fechamento desta matéria.

Continua depois da publicidade

À TV Clube, a Prefeitura de São João da Fronteira disse que está disposta a ajudar as famílias das vítimas, mas não respondeu se o parque tinha autorização para funcionar.

Como o acidente aconteceu

Um vídeo de câmera de segurança mostra que as crianças estavam sentadas em balanços no brinquedo, que funciona girando em alta velocidade nas alturas. Nas imagens, é possível ver que o eixo da estrutura balança e cai com as vítimas.

Vários adultos correm até o brinquedo e, em seguida, acionam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em um primeiro momento, as crianças foram levadas para o hospital municipal da cidade.

Dois homens que estavam responsáveis pela operação do brinquedo foram conduzidos à delegacia de Piripiri para prestar depoimento. Além disso, um boletim de ocorrência também foi registrado. A Polícia Civil investigará o incidente.

Continua depois da publicidade

Confira as notas na íntegra:

Prefeitura de São João da Fronteira

“Com profunda tristeza, recebemos a notícia do acidente envolvendo um brinquedo de parque de diversões que deixou crianças e uma adolescente feridas.

Neste momento de dor e apreensão, expressamos nossa mais sincera solidariedade às vítimas, às suas famílias e a toda a população. Manifestamos nosso apoio e disposição a ajudar como possível.

Que a recuperação das crianças feridas seja breve e completa, e que elas recebam todo o cuidado necessário para superar esse momento difícil”.

Corpo de Bombeiros do Piauí

“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, através do 6º grupamento da cidade de Piripiri, informa que, após o incidente em um parque de diversões no município de São João da Fronteira, realizou na manhã desse domingo (15), uma vistoria de fiscalização no local, que constatou que o parque de diversões em questão não possuía atestado de regularidade junto ao CBMEPI.

Continua depois da publicidade

A notificação ao parque ainda não foi realizada, pois nenhum proprietário foi encontrado. O CBMEPI reforça que a segurança estrutural de eventos temporários, também são atribuição dos órgãos municipais competentes, visto que a Instituição cuida do que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí reforça a importância de que toda e qualquer estrutura temporária destinada a eventos públicos ou privados, possua o Atestado de Regularidade emitido pela corporação. Este documento é uma exigência legal e tem como principal objetivo assegurar a proteção da vida, do patrimônio, e do meio ambiente, garantindo que a estrutura atende aos requisitos mínimos de segurança previstos em normas técnicas vigentes”.

Leia também

Motorista colide em pedágio de SC e perde pneus durante fuga na BR-101; VÍDEO

Oktoberfest Blumenau 2025 divulga valores dos ingressos

Barco movido a hidrogênio verde terá maquete exposta em Itajaí; veja fotos