O Quarteirão, um tipo de hambúrguer do Mcdonald´s, pode estar ligado a um surto que deixou uma pessoa morta e 49 doentes nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na terça-feira (22). Os investigadores de saúde tentam determinar qual ingrediente pode estar contaminado pela E. coli, uma bactéria letal. Com informações do O Globo

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A venda dos sanduíches foi suspensa em diversas unidades de alguns estados do país norte-americano, principalmente na região das Montanhas Rochosas. O uso de cebolas fatiadas também foi descontinuado até que as autoridades responsáveis descobriram a origem da contaminação. 

Em um comunicado à imprensa, a agência de saúde pública chamou a situação de “uma investigação de surto em rápida evolução”. A infecção deixou um morador do estado do Colorado morto, dez pessoas hospitalizadas e outras dezenas doentes, incluindo crianças. 

Fio desencapado provoca morte de adolescente que lavava casinha do cachorro em Lontras

Continua depois da publicidade

Todos os entrevistados disseram que comeram no McDonald’s recentemente, e a maioria afirmou ter consumido o “Quarteirão”. A rede de fast-food informou aos investigadores que usa principalmente cebolas frescas em fatias nesse item. Eles ainda estão tentando determinar se alguma carne bovina contaminada foi vendida a outros varejistas ou supermercados.

“Estamos trabalhando em estreita parceria com nossos fornecedores para repor o estoque do Quarterão nas próximas semanas”, disse a empresa em um comunicado. Todos os outros itens do cardápio permanecem disponíveis.

Sintomas e recuperação

Os infectados pela E. coli sentem cólicas estomacais graves, diarreia e vômitos. Os sintomas aparecem, geralmente, de 3 a 5 dias após a ingestão da bactéria e a maioria das pessoas se recupera após uma semana de tratamento. As autoridades dizem que algumas pessoas podem desenvolver problemas renais graves e precisam ser hospitalizadas.

Ele pode ser transmitido pelo contato com alimentos contaminados, frequentemente carne crua ou mal cozida. Também pode ser transmitido por frutas e vegetais, que podem estar contaminados por água de irrigação contaminada. O cozimento geralmente elimina a bactéria.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Aurora Austral: Entenda o que é como assistir ao fenômeno luminoso

Apostas sortudas de SC levam prêmio na Mega-Sena de R$ 51 milhões

Destaques do NSC Total