A Aurora Austral é um fenômeno luminoso que ocorre na região polar do Hemisfério Sul e pode ser vista em alguns países desse hemisfério, além do continente Antártica. Confira os detalhes sobre esse fenômeno luminoso.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
O que é a Aurora Austral?
A Aurora Austral é um fenômeno visual no céu, causado pelas tempestades solares que entram em contato com a atmosfera. Em suma, essa energia entra em contato com os gases presentes em nosso planeta, o que forma essas cores. Contudo, só pode ser vista no polo sul da Terra.
Como a Aurora Austral se forma?
O sol libera tempestades com descargas elétricas que viajam em alta velocidade pelo universo. Ao chegar na Terra, a maioria é afastada de volta para os cosmos. Porém, algumas dessas descargas são puxadas para dentro pelo nosso campo magnético.
A tendência é sempre levar essa energia para os pólos do planeta. Quando as tempestades solares entram em contato com certos gases da atmosfera, eles se aquecem e se excitam, formando as cores que vemos.
Continua depois da publicidade
Qual a diferença entre Aurora Boreal e Aurora Austral?
Enquanto a Boreal acontece no Hemisfério Norte e a Austral só pode ser vista no Hemisfério Sul da Terra.
Onde assistir ao fenômeno luminoso?
Ela não pode ser vista em outros lugares além do pólo sul, como na Antártica e nos países Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia. Contudo, há um registro histórico de uma vez em que esse fenômeno foi visto no Brasil.
De acordo com o site Travel + Leisure, o melhor momento para ver a Aurora Austral é entre o outono e a primavera do Hemisfério Sul, mais ou menos entre março e setembro.
Continua depois da publicidade
Leia também
As diferenças entre eclipse lunar e solar
Entenda como funciona o processo de enterrar fios elétricos