publicidade

Alexandre Souza

O que uma boa rede de contatos pode fazer por você? 

Oportunidades de negócio podem ser maximizadas por meio do networking 

09/05/2019 - 16h22 - Atualizada em: 09/05/2019 - 16h23

Compartilhe

Por Tech SC
(Foto: )
Alexandre
(Foto: )

Na Era da Informação, as relações interpessoais se tornaram grandes oportunidades estratégicas para os empreendedores, tanto para fechar negócios e contratar fornecedores, quanto para firmar parcerias, prospectar clientes ou promover a marca da empresa. Ter uma rede sólida de contatos e um bom relacionamento é essencial para qualquer empreendedor obter sucesso. As oportunidades de negócio podem ser maximizadas por meio do networking.

Essa prática serve para aprofundar relações com clientes e possíveis clientes, fortalecer a marca ou tornar conhecida uma ideia de negócio, fechar negócios, desenvolver a carreira ou aumentar a visibilidade do próprio empreendedor. Para manter uma boa rede, é interessante lembrar de que o importante não é quantas pessoas você conhece, mas quem conhece e como você é visto por essas pessoas — manter o foco em quem tem potencial para um relacionamento futuro é uma dica, seja como funcionário, parceiro, fornecedor ou até mesmo sócio.

Ter um cartão de visitas em mãos ou “conectar” pelo LinkedIn pode ser um bom começo, mas não são tudo. Ter na ponta da língua sua área de atuação ou seu pitch, faz diferença em encontros presenciais. A qualidade de suas conexões conta muito, escutar a ideia da outra pessoa pode facilitar a prospecção de oportunidades futuras, com crescimento conjunto, por exemplo.

Para aumentar a rede de contatos é essencial ter em mente o que você oferece — qual o serviço prestado, os seus valores, suas habilidades — e qual é o seu objetivo com o networking — você está conversando com pessoas diferentes visando trocar de emprego, aumentar suas habilidades, gerar oportunidades de negócio ou ser reconhecido como especialista, por exemplo? As redes são trocas, por isso é importante pensar no que você pode oferecer, não apenas no que os outros podem.

Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​

Desenvolver interesse pelas pessoas que fazem parte da sua rede; estar disponível para ajudar, dentro da sua área de atuação; frequentar eventos, palestras, ou cursos; apresentar pessoas com interesses em comum; procurar ser útil dentro das suas possibilidades; são dicas para desenvolver uma rede consistente.

O networking é fundamental para fazer um negócio crescer, e pode se tornar também um ambiente de aprendizado e de construções de relações que vão além do profissional.

*Alexandre Souza é gestor do Startup SC, do Sebrae SC

Deixe seu comentário:

publicidade