nsc
nsc

Pop In

O seu poder de escolha é seu? Quando as influências externas afetam a tomada de decisão

Décimo primeiro episódio do Pop In levanta questionamentos importantes a respeito dos fatores capazes de definir ou não uma escolha

09/02/2021 - 13h31 - Atualizada em: 09/02/2021 - 13h37

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC

Por mais clichê que a frase “a vida é feita de escolhas” soe, não é possível fugir dela ao pensar no convívio, na rotina e até mesmo na construção da personalidade. Porém, por que para algumas pessoas é tão difícil tomar uma decisão pautada na própria vontade?

>> Como controlar a ansiedade? Pop In traz pontos de atenção e dicas para combater esse transtorno

Enquanto seres sociais e sociáveis, os humanos tendem a ter a necessidade da aceitação e do pertencimento, o que pode justificar as escolhas feitas com esse objetivo-fim. O décimo primeiro episódio do Pop In traz essa reflexão como um tapa de luva, fazendo pensar em um ponto-chave: as maiores consequências tomadas por uma decisão geralmente refletem justamente na pessoa que fez a escolha. Ou seja, a sua escolha afeta principalmente você.

Escolher priorizar o que acha melhor para si, minimizando a influência de fatores externos, como aceitação social e o julgamento da família ou de amigos, além de trazer melhores resultados - sejam eles quais forem - também é uma demonstração de respeito por si mesmo. Afinal, até mesmo valores morais podem ser considerados uma construção social, como levanta o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé - presente nas referências deste Pop In - e esses são ressignificados através do tempo. 

Para compreender a melhor forma de tomar uma decisão, escolha dar um pause na rotina e assistir ao décimo episódio do Pop In. É só apertar o play:

Acesse o canal e confira outros episódios do Pop In

Colunistas