O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, foi o vitorioso nos estados-chave de Ohio e Novo México, segundo projeções da CNN. Em Ohio, que tem direito a 20 votos no colégio eleitoral, nas últimas 11 eleições quem teve vitória no Estado venceu o pleito.

Continua depois da publicidade

Os democratas conquistam a vitória este ano em Ohio depois de ver seu candidato nas eleições de 2004, John Kerry, ser derrotado pelo atual presidente dos EUA, o republicano George W. Bush. O triunfo em Ohio garantiu a Bush na ocasião sua reeleição como presidente dos Estados Unidos.

Obama também conquistou a maioria dos votos no estado-chave do Novo México, que tem direito a 5 votos no colégio eleitoral, segundo a CNN.

Os hispânicos, que representam mais de 40% da população do Estado com um governador de origem latina, Bill Richardson, favoreciam Obama, que aparecia com clara vantagem nas pesquisas eleitorais.

O candidato democrata já conta agora com 199 dos 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral, o órgão que em última instância decide a presidência e que outorga a cada Estado um número de votos em função de seu tamanho e população.

Continua depois da publicidade

Os colégios eleitorais dos Estados Unidos fecham o pleito de forma escalonada, começando pela Costa Leste do país e terminando no Havaí.

O território americano tem mais de 300 milhões de habitantes e seis fusos horários diferentes de votação. Os EUA elegem hoje seu 44º presidente, renovam os 435 membros da Câmara de Representantes, 35 dos cem senadores e 11 governadores.

Confira a cobertura direto dos EUA

Estados que podem definir o pleito