A construção civil é uma das atividades econômicas que mais poluem no Brasil. De acordo com um relatório do Ministério das Cidades, os resíduos de construção e demolição representam, em média, de 51% a 70% dos sólidos urbanos, que caso sejam mal gerenciados, poluem o meio ambiente. No entanto, para contornar esse cenário preocupante, surge uma tendência nas obras: as construções sustentáveis, que agridem o meio ambiente o mínimo possível.
Continua depois da publicidade
Construir ou reformar são processos que consomem uma enorme quantidade de materiais, energia e água, além de gerar grandes quantidades de resíduos e emissões. Ao fazer mudanças mais conscientes ecologicamente, é possível reduzir o consumo de recursos não renováveis, minimizar a poluição e diminuir o desperdício, contribuindo para a conservação do meio ambiente.
Além dos ganhos ambientais, as construções sustentáveis valorizam os recursos naturais, o que influencia diretamente no conceito de viver bem. Edifícios construídos com materiais tóxicos ou que não consideram aspectos como qualidade do ar interior, iluminação natural e eficiência energética podem prejudicar a saúde dos moradores. Por outro lado, edifícios sustentáveis são projetados para promover conforto e saúde, proporcionando ambientes mais seguros, saudáveis e agradáveis para se viver e trabalhar.
Ao construir ou reformar, há diversas maneiras de adotar práticas sustentáveis que reduzem o impacto ambiental e promovem a eficiência energética. Mas e aí, você quer aderir a práticas mais sustentáveis? Preparamos algumas dicas para te ajudar neste processo, confira:
Dicas para ser sustentável ao construir ou reformar
Continua depois da publicidade
1. Faça um planejamento eficiente:
Antes de começar qualquer projeto, planeje cada etapa com detalhes. Isso inclui a seleção de materiais, a escolha de técnicas de construção sustentáveis e a consideração do posicionamento da edificação para aproveitar ao máximo a luz solar e a ventilação natural.
2. Escolha materiais sustentáveis:
Na hora de escolher os materiais que vai utilizar na obra, faça decisões mais conscientes. Opte por itens como madeira certificada, tijolos ecológicos, tintas são feitas a partir de elementos naturais e isolamento térmico feito de materiais reciclados. Esses itens podem, em alguns casos, até reduzir os custos da obra.
3. Use a energia de forma eficiente:
Ao fazer apostas para garantir mais eficiência energética no lar, é possível evitar a emissão de Co² e economizar a longo prazo. Isso pode incluir a instalação de isolamento adequado, janelas eficientes, sistemas de aquecimento e refrigeração de alta eficiência, ou ainda, a instalação de energia solar.
5. Evite o desperdício de materiais:
Construir ou reformar é um processo que gera bastante resíduos sólidos. Mas, é possível adotar algumas medidas para utilizá-los da melhor forma possível, evitando o excesso de lixo. Por isso, desenvolva um plano de gestão de resíduos e recicle materiais sempre que possível. Lembre-se, ainda, de fazer o descarte correto de tudo o que não puder ser reutilizado.
Continua depois da publicidade
6. Instale dispositivos para economizar água:
Ao construir ou reformar, é possível garantir que a casa tenha melhores dispositivos para evitar o desperdício de água. Torneiras de baixo fluxo, chuveiros com redutores de vazão e sistemas para captação de água da chuva podem ser ótimas medidas, de acordo com o projeto.
7. Aposte em iluminação natural:
Ao valorizar a iluminação do sol na sua casa, você garante uma série de benefícios, sejam estéticos, de economia ou de bem-estar. Pense em projetar o seu lar para maximizar o uso de luz natural, o que reduz a necessidade de iluminação artificial.
8. Minimize as chances de manutenção:
Na hora de escolher os materiais para a sua casa, opte por materiais duráveis e de baixa manutenção. Assim, você evita a necessidade de fazer manutenções frequentes para manter a qualidade do seu lar, processo que consome recursos como água e energia.
9. Incorpore plantas ou jardins no seu lar:
Se você tiver espaço, integre áreas verdes ou plantas no seu lar. Além de melhorar a estética e a qualidade do ambiente, a vegetação também pode ajudar a reduzir a temperatura e purificar o ar ao redor da casa.
Continua depois da publicidade