nsc
an

Infraestrutura

Obras de requalificação da rua Blumenau entram na fase final de sinalização em Joinville

Última parte dos trabalhos a ser executada deve ser finalizada em 15 dias

13/05/2020 - 14h12

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Sinalização da rua Blumenau
Sinalização da rua Blumenau
(Foto: )

A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) começou a realizar nesta semana a sinalização da rua Blumenau, que passa por requalificação desde agosto de 2019 na região central de Joinville. Esta é a última etapa das obras e deve ser finalizada em até 15 dias.

A via vai receber a pintura de faixas de rodagem, faixas de pedestres, além da aplicação de tachões e demais placas de sinalização vertical. As obras de requalificação asfáltica da via e reestruturação do corredor de ônibus tinham prazo de 12 meses para execução.

O trecho de requalificação foi do Terminal Norte até a rua 15 de Novembro. Ao todo, 3.100 metros de novo asfalto cobrem a estrutura da via e 3.600 metros de nova tubulação, entre drenagens e ligações de bocas de lobo, foram instalados, além de novos abrigos de ônibus, nova sinalização vertical e horizontal, piso podotátil e meio-fio.

Também foi realizada a limpeza e desobstrução de parte da rede de drenagem. A empresa vencedora da licitação e executora das obras é a Infrasul - Infraestrutura e Empreendimentos Ltda, sob o custo de R$ 4.197.588,98, pagos com financiamento via Caixa Econômica Federal.

A rua Blumenau é uma importante ligação da Zona Norte da cidade com o Centro e Zona Sul. Os mais de 80 mil moradores dos bairros América, Santo Antônio, Bom Retiro, Saguaçu, Costa e Silva e Zona Industrial Norte são os mais beneficiados.

Segundo a prefeitura, o principal benefício é a melhoria da infraestrutura de circulação e os meios para serviços de transporte, promovendo deslocamentos de pessoas e bens de forma ágil, segura e econômica. Outro destaque são os pontos de parada de ônibus em concreto, que aumentam a vida útil da estrutura e garantem maior durabilidade.

Dengue em Joinville: bairro com mais casos confirmados recebe mutirão nesta semana

Sinalização na rua Blumenau
Sinalização na rua Blumenau
(Foto: )

Próximas obras de requalificação

O empréstimo de R$ 100 milhões via PAC da Mobilidade foi assinado no início de 2015 e previa melhorias em 55 quilômetros de ruas, além da construção de três pontes. Apenas a requalificação da rua São Paulo foi concluída e agora as obras na rua Blumenau estão chegando ao fim.

A rua Albano Schmidt também está em andamento e a requalificação da rua Santa Catarina foi licitada, mas ainda não houve assinatura da ordem de serviço. As obras na rua Aubé estão em licitação e ainda há um edital a ser lançado para requalificar a rua Helmut Fallgatter.

A demora para início das obras desde a assinatura do empréstimo ocorreu porque o município não tinha recursos para bancar o complemento das obras, já que o montante original não seria mais suficiente para tudo. As obras começaram a ser retiradas do papel após a flexibilização das regras para a execução.

Leia também:

Coronavírus em Joinville: 48% dos leitos de UTI exclusivos estão ocupados

Coronavírus em Joinville: Estado confirma nona morte e casos positivos sobem para 271

Colunistas