Dos 27 viadutos previstos na duplicação da BR-470 entre Navegantes e Indaial, 20 foram entregues em 2025. Agora, a expectativa dos motoristas é pela conclusão dos demais, cujas obras interferem diretamente no trânsito da rodovia, especialmente em trechos em Gaspar, Blumenau e Indaial. Por isso, o DNIT atualizou as datas em que espera terminar as últimas estruturas.
Continua depois da publicidade
A duplicação da BR-470 está 85% pronta, com 62 quilômetros duplicados e liberados ao tráfego, informou o Departamento na semana passada. Dividida em quatro lotes, com 73 quilômetros no total, a obra de R$ 1,7 bilhão ainda terá sete viadutos em cinco locais: no Km 4, em Navegantes, no trevo de acesso a Gaspar, perto do Norte Shopping, em Blumenau, no chamado trevo do Celeiro do Vale, também na maior cidade da região, e em Indaial, no Km 67.
Oficialmente, o DNIT afirmou que a previsão para a conclusão da empreitada (duplicação das pistas, vias marginais, alças de acesso e viadutos) é de “2026 nos lotes 1, 2 e 3 (entre Navegantes e Blumenau) e 2027 no lote 4 (Blumenau a Indaial)”. Internamente, a equipe responsável por acompanhar o andamento detalhou a expectativa.
Sobre os viadutos em Gaspar e Navegantes, o desejo é terminá-los ainda no primeiro semestre de 2026. Em Indaial, um problema na rede de gás atrasou o cronograma, mas a finalização deve ocorrer ainda em fevereiro do próximo ano. Em Blumenau, as obras que travam o trânsito na região da Mafisa devem ter fim em junho de 2026. Com essa estrutura perto da Rua Ari Barroso pronta, os trabalhadores começarão a missão no Celeiro do Vale, um pouco mais à frente, no bairro Badenfurt. Por isso, esse deve ser o último da lista a ser liberado, já em 2027.
A evolução, claro, depende de que tudo ocorra sem grandes imprevistos. Se a entrega dos 73 quilômetros duplicados realmente acontecer em 2027, a obra terá durado, entre idas e vindas, 14 anos.
Continua depois da publicidade













