publicidade

Cotidiano
Navegue por

Atenção

Obras em viaduto e detonação de rochas mantêm trânsito bloqueado na Serra da Rocinha

Trânsito ficará totalmente bloqueado das 7h às 18h

19/03/2019 - 12h27

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
(Foto: )

As obras de pavimentação da Serra da Rocinha, no extremo Sul do Estado, mantêm a estrada bloqueada para o trânsito por questões de segurança. Esta semana, o quarto viaduto localizado no Km 54 será concretado, e até a sexta-feira estão programadas detonações de rochas. O trecho da BR-285 fica em Timbé do Sul, e segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), o trânsito ficará totalmente bloqueado das 7h às 18h.

O setor de comunicação da obra informou que embora o tráfego esteja proibido, muitos usuários não respeitam a sinalização vigente e acabam passando indevidamente pelo trecho. Segundo a nota, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não possui efetivo suficiente e próximo do local para ajudar a coibir o trânsito, e por isso os motoristas se arriscam entre máquinas e equipamentos utilizados na obra.

O viaduto possui 14 pilares, 123 metros de comprimento e 9,5 metros de altura, e o processo realizado essa semana deve exigir cerca de 200 metros cúbicos de concreto. Por ser uma obra de grande porte, é possível que as máquinas e profissionais bloqueiem toda a via, por isso os motoristas devem procurar rotas alternativas. Quem trafega pelo local também está sujeito à multa, conforme os artigos 195 e 209 do Código de Trânsito Brasileiro.

As obras na rodovia começaram na metade de 2016, e segundo a empresa responsável pelo execução, 54% dos trabalhos está concluído no Lote 2. A expectativa das lideranças da região é garantir os recursos necessários para conclusão das obras até setembro de 2020. O trânsito na região é liberado somente para moradores do trecho em obras.

Rotas alternativas

- RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol.

- RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica a cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande/SC.

- BR-116, de Vacaria-RS a Lages-SC, seguindo pela SC-114 e SC-390 até a BR-101 em Içara-SC ou Sombrio-SC.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação