nsc

Balneabilidade

Oito em cada 10 praias de SC estão próprias para banho

Em Florianópolis, testes aprovaram 66 de 85 locais avaliados pelo Instituto do Meio Ambiente

22/11/2019 - 19h28 - Atualizada em: 22/11/2019 - 20h15

Compartilhe

Por Redação CBN Diário
praia própria para banho
Índices de balneabilidade são de 80% nesta pré-temporada de verão em Santa Catarina
(Foto: )

Santa Catarina está com 80,3% dos pontos do Litoral analisados próprios para banho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). O resultado é referente às coletas feitas de 18 (segunda) a 21 (quinta) de novembro em 229 pontos.

Em Florianópolis, dos 85 locais onde há coleta, 66 estão próprios para banho, o que representa 77,6%. No restante do Litoral, de 144 pontos monitorados, em 118 houve resultado positivo.

Alvo de um projeto de recuperação, a baía norte da Capital mais uma vez recebe bandeira vermelha, como nas quatro semanas anteriores. A Casan anunciou em outubro a instalação de mais válvulas nas unidades para dar conta do lixo que vem dos canais. Mesmo com a água das chuva está sendo encaminhada à estação de tratamento, que foi ampliada, os testes têm sido marcados por oscilações.

O local chegou a apresentar índices de coliformes fecais abaixo do limite de 800 em algumas medições, mas, por conta da variação dos resultados, ainda não apresenta condições de balneabilidade. De cinco testes, quatro precisam ser abaixo de 800. Caso um deles dê acima de 2 mil, mesmo em uma série positiva, a água é considerada imprópria para banho.

Balneabilidade em Floripa
Em Florianópolis, dos 85 locais onde há coleta, 66 estão próprios para banho, o que representa 77,6%
(Foto: )

Com relação ao relatório anterior, cinco pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 10 de impróprio para próprio, entre eles dois pontos na Praia de Barra Velha, dois em Florianópolis, um ponto em Garopaba, um em Governador Celso Ramos, Itapoá, Laguna, Penha e São Francisco do Sul.

A mesma lógica explica a bandeira vermelha no canto esquerdo da praia de Canasvieiras: dos cinco últimos testes, dois apontaram índice acima do tolerável. Esse local, no momento, sequer estaria em boas condições de lazer, pois está em obras de alargamento da faixa de areia.

As coletas são realizadas nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Balneário Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Durante a alta temporada, de novembro a março, a pesquisa é divulgada todas as semanas. O IMA disponibiliza as informações no site balneabilidade.ima.sc.gov.br. O Instituto alerta os banhistas a verificar o histórico da praia e a evitar, mesmo que a última coleta aponte boas condições, entrar no mar após dias de chuva forte.

Colunistas