A organização da Oktoberfest Blumenau 2023 decidiu suspender a festa e a partir desta sexta-feira (6) já não haverá evento no Parque Vila Germânica. A decisão tem por base a previsão de enchente na cidade no fim de semana. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o nível do Rio Itajaí-Açu no município pode alcançar 12 metros nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Conforme a cota de inundação do AlertaBlu, a Rua Alberto Stein, onde ocorre a maior festa alemã das Américas, começa a ser alagada quando o nível do rio atinge 10,90 metros. No ponto em frente aos pavilhões a água chega com 11,35 metros. Na tarde desta quinta (5) já havia movimentação para desmontar os restaurantes e mesas sendo tiradas do local.

Confira a cota de enchente por rua de Blumenau

A data para o retorno da Oktoberfest Blumenau fica condicionada à descida da água e ao período necessário para a limpeza da Vila Germânica, mas a expectativa é de retorno na quarta-feira (11). Segundo a organização, a festa então será prorrogada por mais uma semana e deve ir até o dia 29 de outubro.

Continua depois da publicidade

Quem comprou ingressos para o período em que a festa estará suspensa pode pedir o reembolso ou trocar por entradas para outra data, segundo a prefeitura de Blumenau. A organização da festa informou que está articulando com os hotéis para que seja possível reorganizar as reservas de quem viria à cidade no período de suspensão do evento.

Desmontagem da Oktoberfest Blumenau

Previsão de nível do Rio Itajaí-Açu em 12 metros

O alto volume de chuvas previsto para os próximos dias pode fazer com que o nível do Rio Itajaí-Açu atinja 12 metros em Blumenau no final de semana, divulgou a Defesa Civil de Santa Catarina. Com essa cota, mais de 600 pontos ficam inundados na cidade, o que significa mais de 10,1 mil imóveis atingidos e 38,5 mil pessoas afetadas.

A previsão indica chuvas volumosas a partir de sexta-feira (6), com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações em praticamente todo o Estado. Os momentos de temporais podem intercalar com breves períodos de melhoria, diz ainda a nota da instituição.

Continua depois da publicidade

Alerta prevê até 200 milímetros de chuva

As chuvas intensas que atingem Santa Catarina nesta primeira semana de outubro prometem continuar no próximo fim de semana. De acordo com a previsão meteorológica da Defesa Civil do Estado, o período de sexta-feira (6) a domingo (8) será marcado por enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos, com possibilidade de até 200 milímetros de precipitaçao.

Na sexta-feira (6) a previsão aponta para risco de temporais em todas as regiões, principalmente pela tarde. Os temporais vem acompanhados de intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, podendo provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. As chuvas de grande duração em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.

Leia mais

Enchente em Blumenau pode atingir 12 metros no fim de semana, alerta Defesa Civil

Desfile da Oktoberfest Blumenau 2023 é novamente cancelado por conta das chuvas

Destaques do NSC Total