Para acompanhar a maior Oktoberfest do mundo, na Alemanha, a NSC TV e o NSC Total preparam uma cobertura especial da festa que começa neste sábado (16) em Munique. Em uma viagem até a Europa, o repórter Felipe Sales será os “olhos dos catarinenses” ao observar de perto o evento que inspirou a Oktoberfest de Blumenau. De malas prontas, ele embarca nesta quinta (14) rumo à edição que ainda marca o fortalecimento das relações entre as festas e as duas cidades.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Em Munique, Felipe Sales vai mostrar para os catarinenses, durante os quatro dias de cobertura, as semelhanças e as diferenças entre as duas maiores festas alemãs do mundo. Os trajes e comidas típicos, as músicas que embalam os visitantes da festa alemã, a movimentação e tudo que estiver rolando na festa. Tudo no Bom Dia SC, Jornal do Almoço e NSC Notícias, além do NSC Total e rádios.

Pela primeira vez, Blumenau irá integrar o desfile de abertura na Alemanha. O convite foi feito em maio deste ano ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) pelo presidente da festa alemã, Clemens Baumgärtner, sendo resultado de uma aproximação entre os organizadores dos dois eventos, conforme noticiado à época.

— A presença de vocês da imprensa é fundamental. Até para mostrar que, por mais que a gente esteja nesse momento indo para uma festa, a gente está indo lá pra trabalhar, para fortalecer relações e gerar oportunidades de desenvolvimento aos autores da cidade de Blumenau. De fortalecimento do turismo. E claro, fortalecer a nossa Oktober, gerar emprego, renda, oportunidade para o nosso cidadão — ressalta Hildebrandt.

Continua depois da publicidade

A origem da festa em Blumenau

Há 39 anos a Oktoberfest de Blumenau existe em Santa Catarina. A festa que deu origem ao evento e ocorre do outro lado do mundo, porém, já começou muito antes, em 1810. Na ocasião, o príncipe Luis I se casou com a princesa Teresa da Saxônia, em Munique, capital da Baviera. A festa foi em um campo batizado de Theresienwiese, em homenagem à noiva.

O tempo passou, mas a tradição de festejar no mesmo lugar foi mantida pela Associação de Agricultores da Baviera. A única diferença é que o evento precisou mudar de data devido às chuvas que atingem a cidade. Por isso, a Oktober de Munique começa em setembro e termina no primeiro fim de semana de outubro.

— A Oktober lá é bem diferente daquela que nós estamos acostumados a ver aqui em Blumenau. Mas a experiência de Munique é que foi importante e que nós conseguimos trazer pra Blumenau lá na década de 1980 — diz o secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel.

Festa em Munique ocorre em setembro (Foto: Divulgação)

Essa história é contada no livro “Oktoberfest de Blumenau”. Em setembro de 1980, o empresário Emílio Rossmark Schramm esteve em Munique para visitar a festa e levou, junto com ele, uma carta escrita pelo prefeito da cidade catarinense à época, Renato Viana. O texto era endereçado ao prefeito de Munique.

Continua depois da publicidade

Como Emílio integrava a Comissão Municipal de Turismo, Blumenau pedia na carta que a organização da Oktober da Alemanha cedesse informações do setor de turismo. A visita foi autorizada e, a partir disso, vieram as primeiras referências para a maior festa alemã das Américas, em Santa Catarina.

Leia mais: Oktoberfest Blumenau 2023: tudo sobre a festa

Ana Gewehr foi criada no Estado, mas, hoje, mora na Alemanha. Ela conta que já esteve nos dois eventos e relembra uma situação inusitada que viveu na Oktoberfest de Munique. Quando chegou à festa em um sábado à tarde, o pavilhão já estava lotado e, como não é permitido que as pessoas tomem chope fora do espaço, a catarinense não pôde apreciar a bebida em plena festa da cerveja.

Frustração que carrega até os dias de hoje, como ela mesma brinca.

— Mas foi uma experiência muito válida para ver como a Oktoberfest de Blumenau é bonita, a cidade não deixa por menos no evento. E espero, da próxima vez, entrar no pavilhão em Munique e poder realizar a minha vontade de tomar um chope lá dentro.

Com informações de Felipe Sales

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Quanto vai custar o chope na Oktoberfest Blumenau 2023

Ambev confirma quatro marcas, oito estilos de cerveja e nove rótulos na Oktoberfest 2023

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total