O abastecimento de água em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi afetado nesta terça-feira (23) após a identificação de óleo na represa do Lajeado São José. A informação foi confirmada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
Continua depois da publicidade
De acordo com a companhia, a ocorrência foi constatada a partir de uma denúncia. Equipes técnicas foram mobilizadas para verificar a situação e coletar amostras da água. O laboratório da Casan e a Polícia Militar Ambiental também foram acionados para analisar o material encontrado e apurar a origem da contaminação.
A Casan informou que passou a monitorar o caso de forma contínua, acionou o Plano de Segurança da Água e manteve o sistema em operação enquanto houve condições consideradas seguras. No entanto, por volta das 22h, foi necessária a interrupção parcial da captação no Lajeado São José.
Como medida emergencial, a companhia acionou a captação alternativa no Rio Tigre, no município de Guatambu. Com a mudança operacional, a vazão do sistema foi reduzida em aproximadamente 40%, o que pode resultar em falta de água em alguns bairros da cidade.
Em nota, a Casan pediu a compreensão da população, orientou para o uso consciente da água e destacou que segue acompanhando a situação. Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, os canais de atendimento são os telefones 0800 048 0115, 0800 643 0195 ou o aplicativo oficial da Casan
Continua depois da publicidade
