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Hábito de consumo

Omnishopping impacta o relacionamento entre marcas e consumidores

A nova jornada de compra exige estratégias integradas para marcas se conectarem às pessoas 

12/04/2019 - 17h25

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Por Bárbara Rocha
 Consumidor acessa informações em um tablet
Consumidores mesclam experiências on e off line para a tomada de decisão de compra.
(Foto: )

No passado, as marcas escolhiam como iriam se relacionar com o consumidor, hoje são os consumidores que determinam como vão se relacionar com as marcas. São eles quem escolhem como, onde e o que vão comprar.

Segundo estudo intitulado de The Shopper Story 2017, da Criteo — empresa especializada em tecnologia para e-commerce, 79% dos consumidores brasileiros são adeptos do fenômeno Omnishopping, pois mesclam experiências on e off line para a tomada de decisão de compra.

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O estudo citado indica que 68% dos consumidores que têm um item em mente não começam sua a jornada por mecanismos de busca, mas por indicação de outras pessoas. E afirmam que, durante o processo de compra, as buscas em navegadores e em sites e apps de varejo são os meios que mais os influenciam, seguidos do marketing boca a boca. Ter a indicação como uma das principais influências para decisão de compra mostra o quanto o consumidor valoriza a troca e experiências com pessoas de seu convívio.

Mesmo com os meios digitais sendo exponencialmente relevantes, a TV se diferencia, pois mantém um alto engajamento social. 51% do público que assiste TV, diz ter interesse pelas propagandas e afirma que costuma conversar sobre o que assiste. 23% deles ainda comentam o que estão assistindo nas redes sociais. Por esse motivo, a TV é o meio essencial que acumula o maior percentual em investimentos em publicidade nos últimos 5 anos, com (57,2%), seguida por display (20,8%) e links patrocinados (18,3%), de acordo com estudo do Kantar Ibope Media

O comportamento muda e o mercado também. Para as empresas, fica o desafio de mapear as possíveis interações entre consumidores e a marca, usando todos os compostos de mídia disponíveis; tanto para ampliar os pontos de contato e diversificar os investimentos em todos os recursos disponíveis para potencializar a aproximação com o consumidor gerando lembrança de marca.

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