Uma nova marca chinesa inicia suas operações no Brasil com um modelo elétrico que tem boas chances de prosperar nas vendas. O primeiro a desembarcar aqui é o Omoda E5, que se destaca pelo design, acabamento, autonomia, conteúdos e preço.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja mais notícias e análises sobre o mundo dos carros
O visual do E5 foi esculpido sob o conceito Art in Motion (ou Arte em Movimento) com coeficiente de aerodinâmica de 0.28 e desenho fluido. A parte frontal fechada destaca os faróis diurnos finos em led separados dos principais, que ficam alocados nas extremidades do para-choque.
São 4,42 metros de comprimento, o mesmo que um Fiat Fastback, por 1,83 metro de largura.
Continua depois da publicidade
As rodas de 18 polegadas exibem desenho aerodinâmica e a traseira, no estilo cupê, tem desenho que lembra alguns Lexus, e se destaca pelas lanternas recortadas e interligadas por uma faixa, em um conjunto esportivo e elegante.
Bom de curva
O Omoda E5 vem equipado com motor elétrico de 204 cv de potência e 34,6 kgfm de torque imediato, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Com 1.710 kg de peso, o elétrico é pesado e não tem aquela sensação arisca comum de elétricos mais esportivos. A velocidade máxima é de 172 km/h.
Mas o E5 não decepciona nas curvas: percorremos com o elétrico numa pista em trajetos de curvas acentuadas e o carro manteve-se firme e agarrado ao solo.
Sua bateria de 61,1 kWh proporciona autonomia 345 km (Inmetro). A potência máxima de carregamento de 80 kW chega a 80% de carga em cerca de 30 minutos, com a utilização de uma estação de carregamento de 80 kW.
Continua depois da publicidade
Conforto e conteúdos
Por dentro, exibe duas grandes telas digitais de 12,3 polegadas cada, para o painel de instrumentos e o sistema de entretenimento, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio, som com 6 alto-falantes e carregador de celular por indução de 50 W.
Com entreeixos de 2,63 metros, o Omoda oferece razoável espaço no banco traseiro, ajudado pelo tunel central baixo. O porta-malas tem capacidade para 340 litros.
Veja imagens do novo elétrico
Revestimento de material sintético nos bancos, chave presencial, câmera 540 graus. Para a segurança, o modelo traz piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, detecção de fadiga e monitoramento de ponto cego e 6 airbags.
Continua depois da publicidade
Com 5 opções de cores — branco, preto, prata, cinza e azul — o Omoda E5 está à venda em versão única por R$ 209.990. Nessa faixa de preço, o novo chinês chega forte contra o Volvo EX30 (parte de R$ 230 mil) e BYD Yuan (R$ 235.800).
Marca é jovem no mundo
A Omoda & Jaecoo é parte do grupo Chery International e muito jovem. marca iniciou sua operação global em 2023 e chega agora ao mercado brasileiro.
Por aqui dois modelos são lançados: o Omoda E5 elétrico e o Jaecoo 7 SHS, disponíveis em 50 lojas em 17 estados. Santa Catarina possui cinco pontos de venda.
A empresa também planeja lançar mais modelos no País e estabelecer uma fábrica. O local mais cotado é onde funcionou a planta da Caoa Chery em Jacareí (SP). A marca deve esperar mais alguns meses para anunciar oficialmente a intenção de produzir no Brasil.
Continua depois da publicidade
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
Audi confirma substituto do A4, com visual minimalista e interior supertecnológico