O zoológico de Curitiba conta com mais um morador: uma onça-pintada. O macho, chamado Tocantins, tem cinco anos e é natural do estado que leva no nome. O animal faz parte de uma política nacional de preservação da espécie, o que o trouxe até a capital do Paraná para um programa de reprodução. Ele vai morar com a Cacau, uma onça-pintada melânica.

Continua depois da publicidade

Quem é Tocantins

A onça-pintada nasceu em criadouro conservacionista no estado do Tocantins, no Norte do Brasil. Ainda pequeno, foi rejeitado pela mãe e precisou de cuidados humanos para sobreviver. Ele passou vários anos no Zoo Sonho de Criança, na cidade de Pitangueiras, em São Paulo.

Veja fotos da onça-pintada

Mudança para Curitiba

Sua chegada à capital do Paraná marca uma nova fase do programa de reprodução da espécie no Brasil. A recomendação para ficar em Curitiba foi do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) graças ao programa de reprodução mantido pelo zoológico.

Por enquanto o macho ficará em seu próprio recinto, de cerca de 400 metros quadrados, com piscina, plataformas de madeiras, troncos de árvores, além de aproveitar o terreno em declive para se exercitar.

Nas próximas semanas vai iniciar o trabalho de aproximação com a Cacau, a onça-pintada melânica (pantera negra) que chegou ao zoológico de Curitiba no ano passado.

Continua depois da publicidade

O processo será um processo lento e cauteloso, de acordo com o zoológico de Curitiba. Nos próximos anos será possível saber se a aproximação e a união vai gerar novos filhotes.

Preservação da espécie

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edson Evaristo, explica que Tocantins é do bioma Cerrado, já Cacau é do bioma Mata Atlântica.

— Houve essa recomendação dos especialistas no âmbito nacional para que seja feito o cruzamento entre esses dois indivíduos, pensando mesmo na conservação da espécie onça-pintada pela maior proximidade genética. O interesse é que eles tenham filhotes — conta.

Animais do zoológico de Curitiba

O zoológico é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais, que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.

Continua depois da publicidade

Mais de 70% dos animais vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza.