Uma nova onda de calor está prevista para atingir Santa Catarina e mais seis estados brasileiros durante o feriado de Natal, na próxima quinta-feira (25), conforme projeção do Climatempo. As temperaturas devem ficar 5ºC acima da média. Segundo a Defesa Civil estadual, os termômetros podem alcançar 38ºC no Norte catarinense e Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Climatempo, o fenômeno que atinge os sete estados é uma nova onda de calor que ocorre por conta de um bloqueio atmosférico sobre o país, o que dificulta a formação de chuva e favorece o calor acentuado.

Os estados mais afetados são Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e o extremo sul de Goiás. Conforme os meteorologistas ouvidos pelo g1, os termômetros devem registrar 5ºC a mais do que a média. 

Em SC, o calor intenso deve começar já nesta terça-feira (23). Conforme a Defesa Civil do Estado, no amanhecer, as temperaturas variam entre 22°C e 25°C no Litoral e de 16°C a 18°C nos pontos mais altos. Durante à tarde, as temperaturas variam entre 34°C e 38°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. As noites seguem abafadas e as tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C em todas as regiões, oscilando entre 35°C e 38°C no Litoral e Vale do Itajaí. Desta forma o risco é moderado a alto para problemas relacionados ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

No dia seguinte, as regiões Norte e Vale do Itajaí serão as mais atingidas pelo calor intenso, marcando 38ºC. As demais áreas devem atingir pouco mais de 30ºC na quinta-feira (25). Todo esse calor somado à disponibilidade de umidade, contribuem para o desenvolvimento de temporais isolados típicos de verão acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo de forma ocasional, sobretudo entre as tardes e noites na maior parte do estado nos próximos dias,

Continua depois da publicidade

A reportagem do NSC Total entrou em contato com a Defesa Civil para mais detalhes sobre a possível onda de calor que deve atingir o Estado, como cita o Climatempo, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Recomendações da Defesa Civil para o calor em SC