Santa Catarina tem dois alertas da Defesa Civil vigentes neste de fim se semana. Na metade Leste, a passagem de uma frente fria deixa a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte em risco alto para temporais. Já o Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste estão em alerta para onda de calor.
Continua depois da publicidade
Alerta laranja de temporais
Entre este sábado (7) e a manhã de domingo (8), a aproximação e atuação de uma nova frente fria traz temporais e chuva pontualmente intensa ao Estado, especialmente entre a Grande Florianópolis, partes do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e menores áreas dos Planaltos, conforme a Defesa Civil.
Nessas regiões, o risco é alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, granizo ocasional, alagamentos e enxurradas. Em outras áreas do Estado, o risco é moderado, de acordo com o órgão estadual.
Veja os alertas vigentes em SC
Onda de calor até segunda-feira
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de uma onda de calor entre este sábado e segunda-feira (9). O Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste serão as regiões mais afetadas, com calor que pode chegar a 36°C na segunda-feira (8).
Com a passagam de uma frente fria, as temperaturas são atenuadas neste sábado e domingo, mas não o suficiente, conforme o órgão estadual. As temperaturas devem superar os 30°C no Grande Oeste, com possibilidade de picos próximos dos 33°C. A partir da segunda-feira (9) os termômetros devem voltar a registrar valores maiores no período da tarde, com as máximas na casa dos 34°C e pontuais 36°C, conforme a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Risco de desconforto térmico
Conforme a Defesa Civil, o calor intenso aumenta o risco de desconforto térmico, desidratação e pode contribuir para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e enfermos.
Veja recomendações do Ministério da Saúde para onda de calor
- Manter ambientes frescos: usar ventiladores e ar-condicionado sempre que possível. Em horários de calor intenso, locais climatizados como shoppings e centros comunitários podem servir de abrigo;
- Monitorar a saúde: pessoas com doenças preexistentes devem ficar atentas a sinais de mal-estar e seguir orientações médicas, inclusive sobre uso de medicamentos;
- Redobrar cuidados com grupos vulneráveis: crianças, idosos e gestantes precisam de atenção especial, com hidratação frequente e permanência em ambientes frescos;
- Usar roupas adequadas: priorizar peças leves, claras e de tecidos que facilitem a transpiração;
- Reforçar a hidratação: beber água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, e evitar álcool e bebidas com cafeína;
- Ajustar a rotina: evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes, dando preferência ao início da manhã ou ao fim da tarde;
- Optar por alimentação leve: consumir frutas, saladas e refeições de fácil digestão, evitando alimentos pesados.






