A onda de calor que irá atingir Santa Catarina nesta semana trará temperaturas intensas, principalmente em municípios da região Oeste, com os termômetros podendo chegar aos 40ºC. Por conta disso, a Defesa Civil alerta para o risco alto de desidratação, insolação e outros transtornos associados ao aquecimento do clima.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O motivo é uma massa de ar quente que atua no Estado, o que favorece o predomínio do calor intenso. Esta condição deve persistir ao menos até sexta-feira (9), segundo o órgão estadual.

Onda de calor que atinge Argentina chega em SC com temperaturas próximas aos 40ºC

Conforme a Defesa Civil, os dias devem amanhecer abafados, com elevação das temperaturas até o período da tarde, onde as máximas ficam entre 32ºC e 35ºC em praticamente todas as regiões. No entanto, nos municípios do Oeste, que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e fronteira com a Argentina, elas oscilam entre 36ºC e 38ºC, podendo atingir os 40ºC.

Continua depois da publicidade

O calor também deve ser intenso no Vale do Itajaí, com máximas de 38ºC na terça (7) e quarta-feira (8). No restante da semana, elas ficam próximas dos 35ºC.

Por conta disso, a Defesa Civil alerta sobre o risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo, principalmente nas horas mais quentes do dia.

No Extremo-Oeste e no Oeste o risco é alto, enquanto nas demais regiões ele é considerado moderado e baixo. A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

Onda de calor extremo trará temperaturas intensas para SC; veja as regiões mais afetadas
Mapa aponta as regiões do Estado com alerta para o calor (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Semana terá chuva de verão

O calor excessivo deve vir acompanhado das chuvas de verão. Segundo a Epagri/Ciram, nesta terça-feira (6), a previsão é de pancadas bem isoladas durante a tarde, do Planalto ao Litoral. No Oeste, o tempo fica mais seco.

Continua depois da publicidade

Situação semelhante deve ocorrer na quarta (7) e na quinta-feira (8). Já na sexta-feira (9), as pancadas de chuva de verão devem atingir municípios do Extremo-Oeste ao Litoral Sul, conforme a Epagri. Nas demais regiões, predomínio de sol.

Leia também

Como os fenômenos climáticos El Niño e La Niña influenciam o tempo

El Niño perde força e chuvas ficam na média nos próximos meses em Santa Catarina

Destaques do NSC Total