Santa Catarina é propensa a chuvas e a influência de fenômenos climáticos mexe diretamente na quantidade de água que atinge o Estado. Seja pelo excesso, como vem ocorrendo nas primeiras semanas de outubro, ou então pela falta de chuva, como ocorreu no início do ano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Você conhece os fenômenos climáticos El Niño e La Niña? Sabe como eles impactam o tempo em todo o planeta? O El Niño causa um aquecimento anormal do Oceano Pacífico, o que resulta em chuvas mais frequentes, já que esse comportamento altera as pressões atmosféricas pela troca de calor. O La Niña, por sua vez, funciona de maneira contrário. Causa o resfriamento das águas e reduz a incidência de chuvas.

Esses fenômenos climáticos que modificam a dinâmica atmosférica ocorrem de tempos em tempos, com períodos de neutralidade entre eles. Com o advento do aquecimento global, ambos os fenômenos climáticos preocupam, pois ampliam os impactos causados em todo o planeta.

Continua depois da publicidade

Como surgem e quais os tipos de raios

A reportagem especial “SC e os extremos do clima”, de Bianca Bertoli, destaca por que praticamente tudo acontece aqui. O que faz o Estado ser atingido constantemente por eventos extremos. A seguir, infográfico mostra como os fenômenos climáticos El Niño e La Niña atuam e influenciam em Santa Catarina.

Infográfico mostra como atuam os fenômenos climáticos:

Confira outros infográficos no NSC Total.

Leia também:

Os segredos revelados pelos anéis de crescimento da araucária

Microexplosão, o fenômeno que deixa rastro de destruição

Conheça Maria-Catarinense, ave que só é encontrada do Norte de SC ao Sul do Paraná

Destaques do NSC Total