As altas temperaturas registradas no Brasil elevaram o consumo de energia elétrica em 2,2% em janeiro na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Pessoas aproveitam praia para fugir do calor em SC
Segundo a instituição, o setor de saneamento básico teve o maior crescimento na demanda, com 56% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi provocada pelo calor no mês, o que exige o uso de equipamentos de ar-condicionado e ventiladores, além da utilização da água. Outra parte da demanda vem do ramo de serviços.
No Sul, o consumo cresceu 8,2% em relação a janeiro do ano passado. O estado do Rio Grande do Sul lidera com 17% de crescimento, seguido de Santa Catarina com 7% e Paraná com 1%.
“O aumento do consumo passou a ser mais significativo a partir da segunda quinzena de janeiro, quando foram registradas temperaturas mais elevadas”, disse a CCEE.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em janeiro deste ano, ocorreu uma onda de calor entre os dias 17 e 23, no Rio Grande do Sul. Uma terceira onda de calor deve iniciar na segunda-feira (17), no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia, segundo o instituto.
Leia também
Calor faz consumo de energia crescer quase 14% em SC em 2025






