O tempo segue instável em Santa Catarina nesta quarta-feira (5), com vento sul intenso, mar agitado e risco de temporais isolados em várias regiões do Estado. De acordo com a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria favorece chuvas intensas e condições para alagamentos costeiros, especialmente em Florianópolis, Itajaí e Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
A combinação entre o mar agitado e o pico da maré aumenta o risco de alagamentos nas áreas próximas à orla, principalmente na madrugada de quinta-feira (6). O mar deve registrar ondas entre 3 e 3,5 metros, com picos de até 4 metros em alto mar. Além disso, o vento sul pode atingir rajadas de até 60 km/h. O alerta segue até o final da tarde desta quinta-feira (6).
Os horários de pico previstos são:
- Itajaí: 6/11 às 02h15min
- Balneário Camboriú: 6/11 às 02h15min
- Florianópolis: 6/11 às 02h45min

Continua depois da publicidade
Veja cidades afetadas por ventos costeiros
O Inmet publicou aviso de perigo potencial para ventos costeiros, válido até as 23h59min desta quarta-feira (5). O fenômeno pode provocar movimentação de dunas sobre construções na orla e causar transtornos em áreas litorâneas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Entre as cidades sob alerta estão:
- Florianópolis
- Imbituba
- Laguna
- Garopaba
- Criciúma
- Balneário Rincão
- Araranguá
- Palhoça
- Passo de Torres
- Torres (RS)
- Capão da Canoa (RS)
- Tramandaí (RS)

Chuvas e temporais isolados
Além do vento e do mar agitado, a Defesa Civil estadual alerta para temporais isolados e chuva intensa, principalmente nas áreas de encosta entre o Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.
As chuvas devem se intensificar a partir do final da manhã desta quarta-feira, com possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos momentâneos, queda de galhos e danos na rede elétrica.
Continua depois da publicidade
Veja recomendações da Defesa Civil
Em caso de emergência, entre em contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).







