Um fenômeno raro chamou atenção dos moradores de Florianópolis na madrugada de quarta-feira (17). Os registros de águas “iluminadas” na Praia da Solidão viralizaram nas redes sociais e levantaram muitas perguntas sobre o motivo dessa iluminação.

Continua depois da publicidade

O vídeo mostra as ondas com um tom azul neon. O fenômeno é chamado de bioluminescência e acontece quando organismos marinhos microscópicos emitem luz.

Os registros foram feitos por Danielly Batista dos Santos, que caminhava pela praia no momento do fenômeno. Ela relatou ao NSC Total que foi uma experiência “mágica”.

— Foi surreal. Bem no dia eu estava falando para um amigo que aqui se chama: Ilha da Magia. Ele me perguntou se eu já tinha visto “magia” alguma vez e com certeza esse fenômeno foi a resposta — relatou.

Veja fotos das águas “iluminadas”

Veja os registros das águas “iluminadas”

Como o fenômeno acontece?

A bioluminescência acontece por conta de uma reação química entre substâncias na alga. Basicamente, elas reagem quando submetidas a um atrito, como o movimento das ondas. A duração pode variar de horas a dias, a depender da quantidade de algas presentes na região.

Continua depois da publicidade

Essa luz natural serve para diversas funções como defesa, camuflagem, caça e comunicação, sendo essencial para a sobrevivência em ambientes escuros como as profundezas do oceano.

Onde é possível assistir cenas como essa?

Como a alteração na cor das ondas é resultado de uma mudança química no ambiente, os locais com maiores aparições seriam aqueles em que há maior quantidade de algas.

Santa Catarina frequentemente registra maior presença destes seres durante o inverno, período em que as águas oceânicas do Sul do continente americano estão mais “nutritivas”. O registro de terça-feira aconteceu em frente a hospedagem Casa 678, na Rua Inério Joaquim da Silva, na Praia da Solidão.

*Sob supervisão de Luana Amorim