Um pequeno filé de sardinha enrolado em um pedaço de cebola, mantidos juntos em uma conserva à base de louro, pimenta e sementes de mostarda (confira o passo a passo abaixo). O Rollmops tem lugar cativo no coração dos frequentadores da Oktoberfest Blumenau. Não à toa, um dos carros alegóricos da festa é em homenagem a essa iguaria da culinária alemã. Mas precisamos admitir, não é um aperitivo para qualquer paladar. Ou você ama, ou simplesmente odeia.
Continua depois da publicidade
Na casa do Edson Oliveira, de Itajaí, o Rollmops é unanimidade em todos os aspectos. Ele, a esposa, os filhos e até a nora se dedicam exclusivamente à produção da iguaria há muitos anos. É da fábrica deles, inclusive, que sai o produto distribuído durante os desfiles da Oktoberfest Blumenau pelo Rollmopswagen, que estreou em 2022. Também são eles os responsáveis pelo Rollmops colocados à mesa durante uma competição dentro do Parque Vila Germânica (veja abaixo).
— Começou com meu avó, Manuel, no bairro São João. Não era só Rollmops, eles faziam outras conservar. Aí passou para o meu pai, Augusto, e hoje sou eu e meus filhos — conta Edson.
A produção é totalmente artesanal, em uma pequena fábrica no bairro Cordeiros. São cerca de duas toneladas de Rollmops feitas todos os meses e que já conquistaram o mercado brasileiro. O número poderia ser ainda maior, mas a questão da mão de obra é um obstáculo, e Edson se preocupa com a garantia da qualidade que ele garante com tudo sendo feito pelas mãos da família. Essa mesma preocupação está presente desde a compra da matéria-prima.
A sardinha vem de fornecedores locais, afinal Itajaí é o maior polo pesqueiro do Brasil. Ele não congela nada na empresa. Quando precisa, busca direto de quem ele compra. O mesmo cuidado ocorre com as cebolas, pois precisam ter um tamanho e consistência específicos para garantir a qualidade do produto. Todos os processos de produção são rigoroso e tem fiscalização.
Continua depois da publicidade
— Nem tudo é dinheiro — diz ele sobre o zelo com o cumprimento dos processos e a qualidade do material usado para garantir que o Rollmops tenha a qualidade de sempre.
Uma visita à fábrica traz detalhes dessa iguaria pouco conhecidos. Sabia que há diferentes versões do produto? Na empresa de Edson são quatro tipos: o tradicional, temperado com louro, pimenta e semente de mostarda; o temperado, que basicamente tem um reforço na dose de pimenta; o francês, com óleo de girassol no tempo, que deixa a receita menos ácida; e o agridoce, com uma porção de açúcar adiciona à fórmula de água e vinagre que serve de base para todas as conversas.
Confira o passo a passo da produção do Rollmops
- Todas as imagens abaixo são do fotojornalista Patrick Rodrigues
Continua depois da publicidade
Competição de comedores de Rollmops
Durante a Oktoberfest Blumenau, um concurso desafia os participantes a comer 10 Rollmops em até dois minutos. Em 2025, a brincadeira será feita em alguns momentos. Sempre no palco do Spaten Garten. Não paga para participar e o interessado precisa se inscrever com 30 minutos de antecedência antes de a brincadeira começar. A inscrição é feita no local da prova.
- Veja datas e horários da brincadeira:
- Dia 16, às 19h
- Dia 19, às 19h
- Dia 23, às 21h30min
Leia mais
Quem são as rainhas da Oktoberfest Blumenau desde a primeira edição; veja fotos














