nsc
    santa

    Transporte coletivo

    Ônibus em Blumenau: Defensoria Pública recomenda que Blumob mantenha gratuidade para idosos

    Entidade estadual argumenta que decisão de proibir acesso de idosos com o cartão é uma “discriminação”

    15/06/2020 - 09h28 - Atualizada em: 15/06/2020 - 09h37

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Movimento no Terminal da Fonte, logo no reinício da operação do transporte coletivo em Blumenau.
    Movimento no Terminal da Fonte, logo no reinício da operação do transporte coletivo em Blumenau.
    (Foto: )

    Por entender que vetar o acesso de idosos com Cartão Melhor Idade nos ônibus de Blumenau é uma “discriminação” àqueles que não podem pagar pela tarifa, a Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE-SC) recomendou que a Blumob mantenha a gratuidade para pessoas com mais de 65 anos. Na manhã desta segunda-feira (15), os coletivos voltaram a funcionar na cidade, o que motivou a recomendação por parte dos defensores à concessionária do transporte público na cidade.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    A Blumob justifica que a suspensão ocorre porque os idosos estão no grupo de risco do novo coronavírus. O defensor público Fernando Correa, porém, aponta que a entrada dessas pessoas nos ônibus não está proibida, já que aqueles que podem pagar pela passagem podem acessar os terminais. Ele afirma não se tratar de uma medida de proteção, e sim uma “discriminação aos idosos que não podem arcar com a tarifa".

    — Não há nenhuma comprovação científica de que quem pode pagar passagem é mais imune ao coronavírus — ironiza.

    Além disso, a Defensoria Pública afirma que o direito à gratuidade está assegurado pelo Estatuto do Idoso e que não cabe à concessionária revogá-lo. O entendimento é de que a Blumob não tem autorização legal ou constitucional para regulamentar essa questão.

    Contraponto

    A assessoria de imprensa da Blumob foi procurada pela reportagem, mas não havia retornado até a publicação desta matéria.

    Retomada dos ônibus

    Os ônibus voltaram a circular logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15). Existe uma série de normas de segurança que precisam ser respeitadas por passageiros, motoristas e cobradores. Os horários das linhas também foram adaptados, com redução durante o dia e sem a circulação dos ônibus aos domingos. Confira todos os detalhes sobre a volta do transporte público em Blumenau.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas