Trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis, Palhoça e São José paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (22). A mobilização começou às 4h e deve permanecer até às 7h. Por volta das 7h20min, os primeiros ônibus começaram a sair do Ticen, no centro da Capital.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com Deonisio Linder, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos de Pessoas (Sintraturb), a manifestação acontece devido à falta de acordo entre a categoria e a prefeitura. Há paralisação em todos os terminais de ônibus de cidades da Grande Florianópolis.

Os motoristas cobram valorização financeira, melhores condições de trabalho e recontratação de trabalhares demitidos durante a pandemia, incluindo cobradores. Ainda conforme Lindner, às 11h haverá uma nova reunião entre a categoria, o poder público e a Consórcio Fênix, empresa responsável pelo transporte coletivo, em busca de acordo.

Pessoas que estavam indo ao trabalho ou retornando do serviço para casa foram surpreendidas pela paralisação. Algumas delas têm usado o transporte por aplicativo como saída. As corridas, no entanto, estão duas vezes mais caras, segundo consulta do NSC Total.

Continua depois da publicidade

O que dizem o Setuf e a prefeitura

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (SETUF) informou que as negociações com os trabalhadores estão em andamento.

​”Na última semana, foi apresentada uma proposta, que foi recusada na assembleia dos trabalhadores de quinta-feira (16). O SETUF informa que as negociações continuam e que as empresas são contrárias a qualquer paralisação que traga prejuízo aos usuários”, diz o comunicado.

Também por nota, a prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, informou que essa é uma negociação entre Sindicato e Consórcio e que tem ajudado a intermediar para evitar transtornos para a população. O município espera um desfecho positivo entre as duas partes.

Continua depois da publicidade

Leia também

Briga por guarda de criança teria motivado assassinato cruel de idosa em Ascurra

FOTOS: Caminhão com doações para o RS é flagrado com toneladas de drogas na BR-101 em SC

Destaques do NSC Total