nsc
    santa

    Transporte coletivo

    Ônibus lotado em Blumenau repercute na web; Seterb diz que não irá mudar a operação “por uma foto”

    Para infectologista, porém, aglomeração pode gerar impactos em meio à pandemia do novo coronavírus

    17/06/2020 - 08h51 - Atualizada em: 18/06/2020 - 09h39

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Foto da Linha 10 (Garcia-Aterro) lotada gerou discussão.
    Foto da Linha 10 (Garcia-Aterro) lotada gerou discussão.
    (Foto: )

    Fotos e vídeos de um ônibus lotado no fim da tarde desta terça-feira (16), em Blumenau, geraram discussões pelas redes sociais. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), o veículo respeitou a ocupação máxima permitida e, pelo menos por enquanto, não irá mudar a operação “por uma foto”. Segundo a infectologista Sabrina Sabino, porém, há riscos por não ser respeitado o distanciamento mínimo para frear o avanço do novo coronavírus.

    O que aconteceu

    As imagens de um ônibus lotado no fim da tarde desta terça-feira (16), em Blumenau, motivaram debate nas redes sociais. Nas fotos e vídeos, feitas por um passageiro, é possível ver o veículo com dezenas de pessoas dentro, muitas em pé, e sem que fosse respeitado o distanciamento mínimo sugerido por especialistas da área de saúde para frear o avanço da Covid-19. Todos utilizavam máscara.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    O flagrante foi feito na saída do Terminal Fonte e envolveu o Troncal 10, que se desloca até o Terminal do Aterro e atravessa praticamente toda a cidade, saindo da Região Sul e se deslocando até a Região Norte. Essa linha é conhecida em Blumenau por lotar ônibus em horários de pico e também por ser a mais utilizada por passageiros do transporte coletivo da cidade.

    Segundo o Seterb, porém, o veículo não estava com capacidade acima do permitido pelo decreto que autorizou a retomada dos ônibus no município. O secretário de Trânsito e Transportes, Lairto Leite, garante que as linhas respeitam o percentual de lotação e que há fiscalização nos seis terminais urbanos da cidade.

    — Não tem nenhum passageiro a mais do que a quantidade autorizada pelo veículo. Nossa fiscalização está das 3h30min da madrugada até a meia-noite. É possível, sim, implementar novos ônibus em alguns horários, mas não é uma foto que vai mudar a operação — afirma Lairto.

    Infectologista sugere mudança no protocolo

    Conforme o Seterb, nesse veículo que foi utilizado pela Linha 10 no horário, cabem 100 pessoas. Com a ocupação máxima de 60%, poderiam entrar simultaneamente 60 pessoas no ônibus.

    Para a infectologista Sabrina Sabino, porém, essa situação flagrada por um passageiro traz um potencial impacto, já que a cidade ainda está em pleno enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A médica, que integra a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), sugere que a metodologia seja revista:

    — Sugiro que revisem a taxa de ocupação dos ônibus. Isso não pode acontecer, já que estamos em uma pandemia e existe a real necessidade do distanciamento social para conter a disseminação da Covid-19. É preciso orientar o motorista ou o cobrador sobre a ocupação máxima, ou até circular mais ônibus na rua, já que assim teríamos menos pessoas dentro dos veículos — aponta Sabrina Sabino.

    Volta dos ônibus ocorreu na segunda-feira

    Os ônibus voltaram a circular em Blumenau nesta segunda-feira (15), após quase três meses sem operação. No primeiro dia, o movimento foi de apenas 14% em comparação a um “dia normal”, pré-pandemia. Nesta terça-feira (16), o fluxo de passageiros foi um pouco maior: 18%.

    Covid-19 em Blumenau

    Blumenau soma seis mortes confirmadas de pacientes que contraíram o novo coronavírus. Todos tinham comorbidades e integravam os grupos de risco. Conforme a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, o município tem 1.181 casos confirmados, sendo que desses, 680 são considerados recuperados da doença.

    Leia também

    Alemanha lança tecnologia que poderia inspirar SC no combate à Covid-19

    Morre ciclista envolvido em grave acidente com carro na Rua Itajaí, em Blumenau

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas