A OpenAI está prestes a dar um passo importante e desafiar o Google, lançar seu próprio navegador com inteligência artificial integrada. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, o lançamento deve acontecer nas próximas semanas e traz uma proposta bem diferente do que estamos acostumados.

Continua depois da publicidade

A ideia é simples, mas poderosa, em vez de navegar por sites clicando em links e digitando buscas, o usuário poderá conversar com o navegador, como já faz com o ChatGPT. Ele vai entender o que você quer, buscar as informações e até executar tarefas no seu lugar, como preencher formulários ou fazer reservas em restaurantes.

Comunicação sem internet: conheça o Bitchat o app criado pelo cofundador do antigo Twitter

O novo navegador deve ser baseado no Chromium, a mesma base usada pelo Chrome, Edge e Opera. Mas apesar da base ser parecida, a experiência promete ser totalmente diferente. Ao invés de você procurar, a IA procura por você.

Essa iniciativa faz parte da estratégia da OpenAI de integrar seus serviços à vida pessoal e profissional das pessoas. E mais do que oferecer praticidade, ela também pode dar à empresa acesso a uma quantidade enorme de dados dos usuários algo que até agora era um território dominado quase exclusivamente pelo Google com o Chrome.

Continua depois da publicidade

Hoje, o ChatGPT já tem mais de 500 milhões de usuários semanais, sendo três milhões pagantes. Se uma parte desse público migrar para o navegador da OpenAI, isso pode causar um impacto direto no modelo de negócios do Google, que depende fortemente da publicidade segmentada baseada em dados de navegação.

Mesmo sem confirmação oficial até agora, tudo indica que esse navegador está muito perto de se tornar realidade.

Leia mais

Samsung revela novos dobráveis, smartwatches e IA durante o Galaxy Unpacked 2025

Meta e Oakley lançam óculos inteligentes que unem IA, estética streetwear e performance esportiva