Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Florianópolis na manhã desta quinta-feira (18) durante a sétima fase da Operação Audácia, que investiga uma organização criminosa de abrangência nacional, com atuação no tráfico de drogas, comércio de armas e lavagem de dinheiro. A ordem foi expedida pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho, em Rondônia.
Continua depois da publicidade
A ação em Santa Catarina foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), em apoio ao Gaeco do Ministério Público de Rondônia (MP-RO).
Durante o cumprimento do mandado em Florianópolis, foram apreendidos eletrônicos e documentos, conforme determinação judicial, para dar continuidade às investigações conduzidas pelo Gaeco do MP-RO.
O que dizem as investigações
Segundo o MP-RO, as investigações identificaram a atuação de chefes de facção em Rondônia, incluindo integrantes da alta cúpula da organização criminosa, com poder de determinar atentados contra rivais, execuções de homicídios e a prática de torturas contra membros da própria facção, desafetos e rivais.
Também foram identificados integrantes responsáveis pelo comando do tráfico de drogas, do comércio de armas e da lavagem de dinheiro.
Continua depois da publicidade
Operação Audácia
A Operação Audácia VII foi deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia. Ao todo, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 23 mandados de prisão temporária nas cidades de Porto Velho, Jaru e Candeias do Jamari, em Rondônia; Florianópolis, em Santa Catarina; e Catanduvas, no Paraná.
A investigação tramita em sigilo.

