A nova etapa da Operação Contenção deixou mortos, feridos e prendeu suspeitos durante uma ação das forças de segurança na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ofensiva, realizada nesta quarta-feira (19), busca frear o avanço territorial de uma organização criminosa que atua na região.
Continua depois da publicidade
Logo no início da operação, a comunidade foi cercada. Um grupo de suspeitos tentou fugir, mas acabou perseguido por agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE).
A perseguição seguiu até Realengo, onde houve intensa troca de tiros. Quatro homens foram atingidos, dois morreram e dois ficaram feridos. Até 7h30, cinco suspeitos já tinham sido presos.
Armas apreendidas
Dentro do carro dos envolvidos, os policiais encontraram armamento pesado. Foram apreendidos dois fuzis, uma pistola e granadas.
Na Vila Kennedy, agentes localizaram uma grande quantidade de drogas dentro da Escola Municipal Joaquim Edson de Camargo. O espaço estava fechado e, segundo a polícia, era usado como esconderijo por traficantes. A Secretaria Municipal de Educação não se manifestou até o momento.
Continua depois da publicidade
— Estamos atuando de forma integrada para enfraquecer a estrutura desta organização criminosa que insiste em desafiar o Estado, e que está diretamente envolvida em práticas criminosas que não só atingem o cidadão de bem, como também ameaçam a vida dos agentes de segurança de todo o RJ — afirmou o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
O bairro tem sido usado por criminosos como base para tentar avançar sobre áreas controladas por grupos rivais, o que provoca confrontos frequentes e reforça a tensão na região.
Ônibus e aulas afetadas
Por causa da ação, ao menos 16 unidades de ensino suspenderam as atividades. De acordo com o Rio Ônibus, cerca de 32 linhas de transporte tiveram os trajetos desviados para garantir a segurança de rodoviários e passageiros.
*As informações são do g1.
