Uma operação coordenada pela Polícia Civil de São Paulo cumpriu mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (11) em diversos estados, incluindo Santa Catarina, para desmantelar a produção e a circulação de bebidas alcoólicas falsificadas. Ao todo, 21 ordens judiciais foram cumpridas em seis unidades da federação.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não informou quantos mandados foram cumpridos especificamente em Santa Catarina, e que a operação, denominada Poison Source (Fonte do Veneno, em tradução livre), segue em andamento pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar).
Os mandados também foram cumpridos no Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pernambuco, de forma simultânea e coordenada com as forças de segurança de cada estado. Em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e em Goiânia, em Goiás, foram encontrados depósitos de garrafas utilizadas para abastecer fornecedores de bebidas.
Até a última atualização desta matéria, dois homens tinham sido presos. De acordo com a Polícia Civil, a investigação iniciou a partir da prisão de um dos principais fornecedores de insumos usados na falsificação de bebidas alcoólicas do país, que aconteceu em Brasilândia, em São Paulo, no dia 3 de outubro.
O fornecedor comercializava itens como tampas, rótulos, caixas para embalagem e até selos falsificados de Imposto sobre Produtos Industrializados, colados nas garrafas para simular a originalidade do produto. O homem também possuía dois imóveis na região, onde armazena o material.
Continua depois da publicidade
Além disso, outras sete pessoas já haviam sido presas durante o cumprimento de mandados em São Paulo, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.





