A Operação Lata Velha, coordenada pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), segue em ritmo acelerado para retirar veículos abandonados das ruas da Capital. Desde o início da iniciativa, em 2022, já foram concluídas 19 fases até maio de 2025, com a notificação de 744 automóveis em situação de abandono, que foram regularizados ou removidos pela GMF para o pátio conveniado.  

Continua depois da publicidade

Como funciona a operação

A iniciativa é realizada de forma contínua em diversas regiões de Florianópolis. Quando um veículo é identificado como abandonado, ele é notificado por meio de publicação no Diário Oficial do Município e recebe um adesivo de aviso colado no local. A partir daí, o proprietário tem um prazo de 48 horas para retirar o veículo. Caso contrário, a remoção forçada é executada pela Guarda Municipal.

Os carros recolhidos – que representam de 10% a 20% do total –  permanecem no pátio conveniado até que os responsáveis regularizem sua situação. Se isso não ocorrer, os veículos são encaminhados para leilão, conforme estabelece a legislação vigente.

Segurança, saúde e ordenamento urbano

Além de contribuir para a fluidez no trânsito e o ordenamento das vias públicas, a Operação Lata Velha visa eliminar focos de lixo e possíveis criadouros do mosquito da dengue, promovendo melhorias na saúde pública. Além disso, a presença de veículos abandonados nas ruas  pode gerar sensação de insegurança e abandono entre os moradores dos bairros.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, a ação é uma medida importante para a valorização dos espaços urbanos, refletindo diretamente na qualidade de vida da população e no bem-estar coletivo.

Como denunciar

A população também pode participar da operação. Denúncias sobre veículos abandonados podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal pelo telefone 153. A colaboração da comunidade tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.

Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total.