A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (3) uma operação contra núcleos de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas em Santa Catarina, com ramificações em outros estados. O grupo é suspeito ainda de crimes como homicídios, roubos de veículos de luxo, imóveis, e crimes contra o sistema financeiro. São cumpridas mais de 100 ordens judiciais em 15 cidades catarinenses e em outros dois estados.
Continua depois da publicidade
> Operação contra roubo e receptação de cargas cumpre 52 mandados em 14 cidades de SC
A operação, batizada de “Scurra”, é coordenada pela Delegacia de Combate às Drogas da Capital (Decod), e cumpre mais de 50 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Laguna e Rio Fortuna, além de São José dos Pinhais, no Paraná, e Naviraí, no Mato Groso do Sul.
Segundo a Polícia Civil, a investigação começou a partir do aumento da violência na região do Monte Verde, em Florianópolis, no ano de 2018. Para o transporte de material ilícito, conforme a polícia, os investigados faziam uso dos mais diversos meios, até mesmo de um helicóptero.
> Cobertura em Itapema apreendida do tráfico de drogas está à venda em leilão
Continua depois da publicidade
De acordo com delegado responsável pela Delegacia de Combate às Drogas (Decod), Walter Loyola, ao longo de dois anos de investigações foram analisadas aproximadamente 600 mil ligações, mensagens de texto e outras interações entre os investigados. Com isso, a polícia descobriu diversos núcleos de integrantes da facção criminosa, que atuava em Santa Catarina, com conexões com diversos outros estados.