nsc
santa

ALIMENTAÇÃO

"Orgânicos ajudam a prevenir doenças", afirma nutricionista

Vantagem faz muita gente trocar o alimento tradicional pela versão natural

06/04/2016 - 12h31

Compartilhe

Por Redação NSC
A Chácara do Salto é um dos pontos certificados de Blumenau
A Chácara do Salto é um dos pontos certificados de Blumenau
(Foto: )

Para confirmar se um alimento é orgânico, o Ministério da Agricultura recomenda conferir se ele detém o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. A certificação garante que o produto não recebeu adubos químicos, agrotóxicos, hormônios, antibióticos, insumos geneticamente modificados, radiação ou qualquer aditivo sintético. Segundo o Ministério, produtores que vendem diretamente na feira os alimentos sem embalagens não precisam de selo, mas devem apresentar a declaração de conformidade orgânica que também garante que o item passou por todo o processo exigido pela lei.

A Chácara do Salto é um dos pontos de Blumenau que contam com o selinho. Quem está em busca da comprovação é Charles Wachholz, 45 anos, fundador da Divina Orgânica. O empresário, que largou a vida de representante comercial para se dedicar à agricultura, explica que o processo é burocrático e exige paciência. Apesar de garantir que todos os produtos comercializados são orgânicos, ele aguarda o atestado desde setembro do ano passado.

::: Busca por orgânicos cresce e garante saúde à mesa do blumenauense

Frutas, legumes, verduras, geleias e conservas são os sucessos de venda, destaca Charles. O terreno da horta fica no bairro Vila Nova, e os pedidos que são feitos por telefone ou pelas redes sociais podem ser entregues ao cliente em casa.

- Às vezes você chega no mercado e a cabeça de alface está murcha porque é mantida na geladeira por muitos dias. A qualidade é péssima e o preço não compensa, você usa um pedaço e o resto joga fora. Minha ideia sempre foi investir num produto de qualidade que iria para a nossa mesa - diz o empresário.

É essa preocupação que, de acordo com a nutricionista Karina Dotta, faz com que muitas pessoas deem preferência aos orgânicos na hora de fazer as compras do mês. A especialista afirma que eles podem ajudar a prevenir doenças como câncer, problemas respiratórios, reações alérgicas e distúrbios hormonais.

- Ao optar por orgânicos você já estará trabalhando na prevenção de doenças. Além disso, estes alimentos são produzidos em solos ricos e balanceados com adubos naturais, o que os dá maior valor nutritivo. Outra grande vantagem diz respeito à preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades. A produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si - sublinha a nutricionista.

Colunistas