Ao menos 10 estados brasileiros estão sob alerta para chuva intensa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até a manhã de sábado (1º). O órgão alerta para alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
Veja as recomendações do Inmet
Entre os estados listados, três deles estão sob alerta laranja (perigo): Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A previsão da região indica chuva entre 30 a 60 mm/h, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nos munícipios dentro da área de risco.
Já os outros estados estão sob alerta amarelo (perigo potencial). O risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, mas a chuva prevista é de 20 e 30 mm/h. Os estados são:
- Amazonas;
- Rondônia;
- Pará;
- Roraima;
- Mato Grosso;
- Tocantins; e
- Goiás.
Como funciona o sistema do Inmet?
O Inmet usa um sistema de alertas padronizado por cores (amarelo, laranja e vermelho) com base na gravidade do evento meteorológico, como chuvas, ventos e quedas de temperatura. Cada cor corresponde a um nível de risco e grau de severidade do evento, com o alerta amarelo indicando risco moderado, o laranja, risco alto, e o vermelho, risco muito alto.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Luana Amorim




