Ah, o Natal! A época do ano em que todos pensam em renas, Papai Noel e neve branquinha cobrindo tudo. Mas, calma lá! Nem sempre os filmes natalinos são flocos de neve batendo na janela. Há filmes que escondem seu espírito natalino em tramas improváveis, cenas de ações e personagens que não combinam com o espírito natalino.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Segure o embrulho de presente, porque você está prestes a descobrir os filmes que não se contentam com as tradicionais árvores decoradas. Mas, ainda assim, eles guardam a magia natalina entre explosões, reviravoltas e enredos inusitados.

Atenção: os filmes a seguir não necessariamente são “natalinos”, mas abordam a época do Natal e mais do que tudo, possuem histórias que acontecem na época.

Continua depois da publicidade

Filmes que são de Natal e você não sabia

Duro de Matar (1988)

Tem como começar essa lista de outra maneira? Apelidado por muitos de forma irônica (mas nem tanto) como “Melhor Filme de Natal de Todos os Tempos”, Duro de Matar e Bruce Willys traz muita ação e cenas nada convencionais para uma noite que era para ser de troca de presentes. Prepare-se para uma revelação cinematográfica que vai te deixar de queixo caído!

Quem diria que no meio de explosões, tiros e muita ação, o clássico “Duro de Matar” (1988) esconde um segredo natalino? Sim, você ouviu direito, o Natal não é só sobre canções suaves e enfeites brilhantes, às vezes vem embrulhado em papel de presente explosivo. Entre tiros e explosões, encontramos uma árvore de Natal aqui e um “Feliz Natal” ali.

Continua depois da publicidade

E quem poderia esquecer a famosa frase: “Agora tenho uma metralhadora. Ho, ho, ho”? Além da aparição do próprio Papai Noel. 

“Duro de Matar” é a prova de que o Natal pode se esconder nos lugares mais inesperados, e que até o mais durão dos heróis pode ter um coração aquecido pela magia da temporada.

Gremlins (1984)

A clássica comédia de terror dos anos 80, “Gremlins” é outra pérola de Natal que pouco passa o espírito natalino em suas principais cenas. Numa pequena cidade chamada Kingston Falls, a trama de “Gremlins” se desenrola em torno de Billy Peltzer, interpretado por Zach Galligan, que recebe um presente de Natal do seu pai: um Mogwai adorável chamado Gizmo. 

Continua depois da publicidade

Mas existem regras a serem seguidas, Billy precisa manter Gizmo longe da água e nunca alimentá-lo após a meia-noite.

Claro, essas regras são quebradas, inadvertidamente dando origem a uma horda de Gremlins travessos que começam a destruir a cidade em plena véspera do Natal.

Psicopata Americano (2000)

“Psicopata Americano” (2000) é mais do que apenas uma viagem perturbadora à mente de Patrick Bateman. No meio de toda a loucura psicótica, você sabia que este filme também é natalino? Ao meio da impecável atuação de Christian Bale e uma trama para lá de sombria, a narrativa do filme se passa durante a temporada natalina em Nova York.

Continua depois da publicidade

Enquanto Bateman faz seus atos macabros e cheios de sangue, algumas decorações de Natal adornam a cidade, criando um contraste bizarro entre a festividade e a mente louca de Bateman. Outro detalhe bem curioso é que o filme chegou ao Brasil no segundo semestre de dezembro, para trazer essa loucura psicótica do filme para as celebrações brasileiras do final de ano.

Homem de Ferro (2013)

O filme “Homem de Ferro 3” (2013) prova que até mesmo Tony Stark, o gênio, bilionário, playboy e filantropo, pode ter um Natal para chamar de seu.

Enquanto o Homem de Ferro voa pelos céus, o Natal se desenrola ao fundo na trama. Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., encontra-se em uma América Central turbulenta, perdendo tudo o que tem. Mas quem diria que, em meio a explosões e trajes tecnológicos reluzentes, o espírito natalino se faria notar? As luzes, os enfeites e o clima festivo se misturam à narrativa de ajuste de contas de Stark.

Continua depois da publicidade

O diretor Shane Black, em uma entrevista à Empire, revelou o porquê do Natal ter sido incorporado à trama: “Eu não queria que o Natal parecesse um truque, algo previsível ou ostentoso da minha parte. Começou divertido e, assim que as pessoas perceberam, deixou de ser divertido.” Uma escolha que, de fato, adiciona uma camada inusitada ao filme.

Tony Stark mostrou que até mesmo super-heróis têm seu momento para festividades.

De Olhos Bem Fechados (1999)

Stanley Kubrick fazendo um filme natalino? É isso mesmo? Sim, “De Olhos Bem Fechados”, o último filme desse icônico diretor, traz também suas pitadinhas do clima natalino para as telonas.

Obviamente, a trama traz ao contrário do que qualquer mensagem ética e feliz que o Natal mostra para as pessoas.

Continua depois da publicidade

A data festiva serve somente como plano de fundo para uma narrativa cheia de caos, erotismo e as mazelas mais sujas que a riqueza e poder podem trazer.

Leia também

As 10 séries mais assistidas da história da Netflix

Por que a Netflix é diferente de um país para outro

Destaques do NSC Total