A Igreja Católica se prepara para um momento histórico neste domingo (7), com a canonização de Carlo Acutis, o jovem italiano que será o primeiro santo millennial. Nascido em Londres, em 1991, e crescido em Milão, Carlo Acutis se tornou conhecido por sua intensa atuação na evangelização online, utilizando a internet para divulgar milagres eucarísticos.

Continua depois da publicidade

Apelidado de “padroeiro da internet” ou “influencer de Deus”, Acutis, que faleceu de leucemia aos 15 anos em 2006, inspirou uma série de publicações que buscam desvendar sua vida e ensinar seus princípios de fé na era digital. Duas obras já publicadas no Brasil exploram a vida e o legado de Carlo Acutis, confira quais são os livros abaixo.

Livros sobre Carlo Acutis

São Carlo Acutis: uma estrada para a santidade

Uma delas é “São Carlo Acutis: uma estrada para a santidade”, escrita pelo padre Rodrigo Natal e publicada pela Edições Loyola. Este livro é um devocional que apresenta quinze práticas inspiradas na rotina de Carlo Acutis, visando guiar quem busca crescimento espiritual. Entre as práticas abordadas estão a participação diária na missa, confissão regular, consagração a Nossa Senhora e o uso da tecnologia para propagar o amor de Cristo, com ênfase na adoração eucarística.

O autor, padre Rodrigo Natal, é sacerdote da Diocese de Taubaté (SP) e atua na evangelização por meio da liturgia, música e comunicação. A obra, com linguagem acessível, é um “manual-devocionário para fortalecer a alma com princípios cristãos”.

Continua depois da publicidade

São Carlo Acutis: uma biografia

Outro livro é “São Carlo Acutis: uma biografia”, do autor argentino Jesús María Silveyra, lançado pela Latitude. Este livro reconstrói a trajetória de Acutis, abordando sua infância simples, sua sensibilidade espiritual, seu coração caridoso e seus talentos em informática, que ele usou para desenvolver sites e divulgar milagres eucarísticos e aparições da Virgem Maria.

A biografia também detalha os milagres atribuídos a Carlo pela Igreja, incluindo o caso do menino brasileiro Mateus Vianna, curado de uma doença rara no pâncreas após tocar uma relíquia do santo em 2010, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A obra ainda traz frases marcantes de Acutis, uma oração oficial para intercessão e um capítulo exclusivo para a edição brasileira com reportagens e notícias sobre o santo no país. O autor narra como a espiritualidade pode se manifestar na rotina de um jovem comum que “jogava Playstation, vestia tênis e calça jeans e era apaixonado por tecnologia”.

O santo na era da tecnologia

Os dois livros ressaltam a visão de Acutis sobre a tecnologia. Ele costumava dizer que “a internet é um presente […] Você decide se vai transformá-la em um lixão… ou em um altar”. Sua mãe, Antonia Salzano, destaca que Carlo “usou essa habilidade para espalhar a boa notícia, o Evangelho”, procurando ajudar as pessoas a ter mais fé.

Continua depois da publicidade

A cerimônia de canonização de Acutis é o primeiro evento do tipo sob o papado de Leão XIV e foi remarcada após o falecimento do Papa Francisco, inicialmente prevista para 27 de abril.

Quem foi Carlo Acutis

Leia também

Quem foi Carlo Acutis, o santo da internet que seria canonizado pelo papa Francisco

Santo Acutis: A vida, morte e canonização do jovem millenial

Carlo Acutis, padroeiro da internet, se tornará o primeiro santo millenial no fim de semana