Desde que a primavera começou, os alertas sobre formação de ciclones ficaram mais comuns. No último dia 7 de novembro, a passagem de um ciclone extratropical provocou estragos nos estados do Sul do Brasil e causou mortes em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
Continua depois da publicidade
Segundo Frederico Rudorff, Gerente de Monitoramento e Alerta, ainda existe a possibilidade de formação de novos ciclones até o fim do ano, embora as chances sejam menores no final da primavera e início do verão.
Mas afinal, como se forma um ciclone? Existe algum sinal que pode ser previsto e que ajude as pessoas a tomarem cuidado?
O que é um ciclone?
Para começar é preciso entender o que é um ciclone. O fenômeno é definido como uma área fechada de baixa pressão atmosférica em que os ventos giram no sentido horário no hemisfério sul.
Continua depois da publicidade
Apesar dos estragos que causam e do perigo para as pessoas, os ciclones são fundamentais para o sistema climático. Eles atuam como reguladores das temperaturas entre os polos Sul e Norte e a região da linha do Equador.
Os primeiros sinais de um ciclone
Os primeiros sinais de um ciclone incluem uma queda na pressão atmosférica, o surgimento de nuvens circulares e finas que irradiam para fora, e a presença de nuvens do tipo cirrus que podem se afastar a vários quilômetros do centro do ciclone, especialmente em regiões costeiras.
As nuvens cirrus são aquelas altas, finas e fibrosas, que aparecem inicialmente distantes do centro do ciclone e indicam instabilidade atmosférica.
Continua depois da publicidade
Além disso, é comum notar um aumento na umidade do ar e instabilidade atmosférica, com ventos que começam a girar em torno de uma área de baixa pressão.
Sinais mais comuns
- Queda acentuada da pressão atmosférica.
- Formação de nuvens circulares e espirais, especialmente nuvens cirrus que se espalham para longe do centro.
- Aumento da umidade e instabilidade do ar, favorecendo a formação de nuvens de tempestade.
- Ventos que começam a girar em torno de uma área de baixa pressão, podendo aumentar de intensidade conforme o ciclone se desenvolve.
- Temperatura da superfície do mar acima de 26,5 °C, o que fornece energia para o sistema.
Veja os estragos causados pela passagem de ciclone em SC
Observação em regiões costeiras
Nas áreas próximas ao mar, a presença de nuvens cirrus pode ser um dos primeiros indícios de que um ciclone tropical está se aproximando, mesmo antes de serem visíveis os ventos fortes ou a chuva intensa.
Continua depois da publicidade
Esses sinais são monitorados por meteorologistas para emitir alertas e orientar a população sobre os riscos iminentes. A identificação dos sinais possibilita tomar medidas preventivas, especialmente em regiões vulneráveis a tempestades tropicais.
Mesmo assim, segundo Frederico Rudorff, a formação de um ciclone extratropical pode ser previsto apenas em torno de cinco a sete dias de antecedência. Caso confirmado, a intensidade e posição devem ser acompanhadas diariamente pelo sistema de previsão, pois o fenômeno costuma sofrer alterações.



















