nsc
dc

Lista atualizada

Oscar: Rodrigo Santoro e quatro diretores brasileiros são convidados para fazer parte do júri

Academia convidou 774 artistas e executivos de 57 países para serem novos membros

28/06/2017 - 18h32 - Atualizada em: 29/06/2017 - 05h20

Compartilhe

Por Estadão Conteúdo
(Foto: )

O ator Rodrigo Santoro é um dos brasileiros convidados a integrar a nova lista de artistas que vão votar nos vencedores do Oscar a partir da cerimônia de 2018. A Academia de Ciências e Artes de Hollywood convidou nesta quarta-feira 774 artistas e executivos de 57 países para serem novos membros e elegerem os melhores em suas categorias.

Leia mais:

Sky muda numeração dos canais; confira a nova ordem

Mulher-Maravilha arrecada 652 milhões de dólares e bate recorde

Better Call Saul e House of Cards: grandes personagens a serviço de duas séries opostas

Do Brasil, além de Santoro fazem parte os cineastas Cacá Diegues, Kleber Mendonça Filho e Nelson Pereira dos Santos, que também vai votar como roteirista – nesta categoria também foi convidado Karim Aïnouz. Também foram chamados os diretores de fotografia brasileiros Walter Carvalho e Affonso Beato.

Anualmente, a Academia atualiza sua lista de votantes com nomes que venceram prêmios nos anos anteriores ou que se destacaram no cinema. Além dos brasileiros, outras estrelas fazem parte da nova lista: Gal Gadot, Chris Evans, Chris Pratt e Chris Hemsworth, que recentemente interpretaram Mulher-Maravilha, Capitão América, Star-Lord e Thor, estão entre os novos nomes.

Donald Glover, Dwayne Johnson, Terry Crews, Channing Tatum, Margot Robbie e Kristen Stewart, atores e atrizes que se destacaram em blockbusters recentes, também estão na lista de novidades.

Depois de polêmicas e críticas, a Academia aumentou a participação feminina e de negros entre seus membros. Segundo dados da academia, houve um aumento de 359% de mulheres convidadas entre 2015 e 2017. E entre os negros o crescimento foi de 331% no mesmo período.

Colunistas