Pablo Marçal (PRTB) deixou o Hospital Sírio-Libanês na manhã desta segunda-feira (16), após sofrer uma agressão de José Luiz Datena (PSDB) durante o debate da TV Cultura, na noite de domingo (15).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Um boletim médico do hospital, divulgado após a alta, informa que o candidato apresentou “traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas”.

Com polêmica e grande visibilidade, conheça a trajetória política de Pablo Marçal

Em live antes de deixar o hospital, Marçal afirmou que o ocorrido “foi só um esbarrão” e que irá fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). A equipe registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal e injúria contra Datena na noite deste domingo.

Continua depois da publicidade

Primeiro debate após agressão de Datena a Marçal tem seguranças e cadeiras “grudadas”

— Uma cena deprimente. Vou sair daqui e vou fazer o corpo delito no IML. Não tem como, não faz sentido o cara fazer um negócio desse. Não faz sentido. Então assim, foi um esbarrão, tá tudo certo, todo mundo aqui sabe, um comedor de açúcar daquele tamanho, ele é mais lento que um bicho preguiça, mas eu fui uma oferta ali, só pro povo sentir o que que é uma pessoa que não tem medo, o que que é alguém levar pelo povo — disse.

Inicialmente, a assessoria de Marçal tinha informado que ele sofreu uma fratura na costela. O hospital não divulgou boletim médico com detalhes sobre o estado de saúde do candidato.

A equipe informou ainda que Marçal foi medicado e passou por exames, incluindo uma tomografia. Na live, ele disse ter sofrido “uma fraturazinha aqui na costela e uma correçãozinha aqui no dedo”.

Equipe de Pablo Marçal registra BO contra Datena e fala em medidas judiciais após agressão

Datena se pronuncia

Datena também se pronunciou na manhã desta segunda-feira. Por meio de nota, o apresentador disse que o adversário precisava ser “contido com atos” e reiterou que seguirá na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Continua depois da publicidade

“Pablo Marçal demonstrou, em todas as situações a que teve oportunidade, sua falta de caráter. Demonstrou, ainda, que é uma ameaça à cidade de São Paulo. Será detido no voto. Mas, a despeito disso, precisava também ser contido com atos. Foi o que eu fiz”, diz um trecho.

Datena também afirmou que não defende o uso da violência para resolver conflitos. Ele disse que Marçal, entretanto, “feriu minha honra e maculou minha família”. O candidato reconheceu que errou, mas reiterou que não se arrepende.

“Espero ter lavado a alma de milhões de pessoas que não aguentavam mais ver a cidade tratada com tanto desprezo e desamor por alguém que se propõe a governá-la, mas que quer mesmo é saqueá-la, de braços dados com o crime organizado”, complementa.

Veja o momento em que Datena agride Pablo Marçal com cadeirada durante debate em SP

PSDB mantém candidatura

Mais cedo, à GloboNews, José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB e candidato a vice-prefeito na chapa com Datena, disse que a candidatura de Datena está mantida. O episódio de ontem durante o debate na TV Cultura não altera a campanha tucana na disputa à Prefeitura de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Os partidos têm até o final desta segunda para substituir candidatos, segundo prazo da Justiça Eleitoral. O PSDB não pretende fazer nenhuma mudança. Ainda de acordo com Aníbal, Datena cancelou a participação na sabatina do Estadão, prevista para ocorrer às 10h30min, mas manteve a caminhada pela Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, às 12h.

Datena diz que não se arrepende de cadeirada em Marçal: “Claro que não”

Prints mostram suposto pedido de desculpas de Marçal para Datena antes de debate

Repercussão do caso

Leia também

FOTOS: Cadeirada de Datena em Marçal entra para os assuntos mais comentados e vira meme 

Destaques do NSC Total